Desenvolvendo Apps Low Code - Primeiros Passos

Desenvolvendo O Aplicativo Partiu Feira?

Esta série é destinada a você que gostaria de desenvolver seu próprio aplicativo mas não possui conhecimentos técnicos de programação ou de tecnologia de modo geral. Vamos aprender desenvolvendo um aplicativo real de e-commerce, o Partiu Feira?

Veja o resultado:

Deseja um aplicativo similar para o seu negócio?

* Telefone: +55(22)998413013
* Email para contato: milabotelho89@gmail.com

Aguardamos seu contato!

Etapas desta Série

Veja abaixo as etapas desta série

  1. Introdução e Primeiros Passos na Plataforma Glide
  2. Configurando o Design das Telas
  3. Adicionando a Tela de Pedidos
  4. Criando a Ação de Adicionar Produto ao Carrinho
  5. Criando Relacionamentos Entre Pedidos, Produtos e Clientes

 

Introdução

Plataformas de criação de apps No Code/Low code tem como principal missão possibilitar o desenvolvimento de apps por pessoas sem nenhum ou com formação superficial em tecnologia. Desse modo, profissionais liberais e empresários podem desenvolver seus apps sem a necessidade de contratar uma equipe de desenvolvimento.

Apesar do hype, a tecnologia No Code não é nada recente, existindo a pelo menos 20 anos, na forma de linguagens visuais de programação, como o App Inventor, o Sctrach e o Lab View. Muitas plataformas, como o WordPress e websites de landing pages por exemplo, já apresentavam recursos que permitiam a construção de WebSites responsivos somente pela seleção de elementos pré-definidos. Entretanto, com a pandemia, e o isolamento causado por ela, a necessidade de construção de aplicativos cresceu exponencialmente e, como bons desenvolvedores estão em falta no mercado, essas plataformas ganharam tração.

Após ter experimentado duas delas e ter construído o app Oportunidades IFF na ferramenta Glide, verifiquei que o custo/benefício é bastante interessante. Como programador relativa experiência, verifiquei também que ao combinar essa plataforma com os recursos oferecidos pelo Google Sheets, conseguimos escalar as possibilidades de funções. Vamos tratar um pouco disso nesse artigo.

 

Passo 1 - Criando um Banco de Dados no Google Sheets

 

 

Para começarmos esse exemplo, faça o seguinte:

  1. Acesse a sua conta Google

  1. Acesse a planilha pré-montada em:  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_GMEm9vgbmpYH70E-4AUffAR9JCPUJT9ozldu6koyXA/edit?usp=sharing

  2. Faça uma cópia da planilha para o seu Drive no menu “Arquivo” -> Fazer uma cópia

 

Observe as guias Usuário e Produtos da planilha. 

 

Passo 2 - Criando um novo Projeto no Glide.

 

Após copiar a planilha para o seu Drive, acesse https://glideapps.com. Clique em “Open Glide” e faça o login.

 

Clique em “Projects”,  “New Project” e adicione o nome do aplicativo de exemplo. Selecione “Glide App”.

 

 

Selecione a opção “Google Sheets”. Aqui é importante notar que a opção “Glide Tables” fornecerá um melhor desempenho para o App, mas, como pretendemos integrar o aplicativo com as ferramentas que a Google oferece, vamos utilizar o Gsheets.


 

 

Após selecionar a planilha do Partiu Feira, o Glide deve fazer uma análise das colunas e fornecer uma interface pré-montada para você começar a configurar. Muita maneiro neh!?

 

.

Neste ponto, explore um pouco as funcionalidades do app que o Glide criou pra você. Navegue pelas abas e clique em algum produto, tente tambem adicionar um novo, veja as guias “Produto” e “Users”.

Na próxima etapa, vamos criar nossa tabela para armazenar pedidos dos usuários. Clique em "Próxima Etapa" para continuar este tutorial.


Questões