Sobre a Equipe

Contato

Deseja contratar esta plataforma para sua escola ou empresa?

Entre em contato pelo telefone +55(22)998413013 ou pelo email milabotelho89@gmail.com.

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor de Sistemas, pesquisador, Educador e apaixonado por tecnologia como instrumento transformador de vidas. Acredito que, assim como a educação, a ciência e a tecnologia abriram um novo leque de oportunidades incríveis e me proporcionaram melhores qualidades de vida e trabalho, eu também possa usar essas mesmas ferramentas e habilidades para proporcionar isso para as pessoas ao meu redor, como meus alunos, empresas e meus colegas professores.

 

Ainda em 2009, minha primeira atuação como pesquisador e desenvolvedor se deu na construçao de uma extensão da ferramenta de design ArgoUML para captura de Design Rationale. Neste projeto, orientado pela professora e querida amiga Dr. Adriana Medeiros (UFF), realizei o design de uma arquitetura que observasse os eventos gerados pela ArgoUML e gerasse automaticmente o registro do design rationale com a ontologia Kuaba em OWL. Neste projeto, ainda de Iniciação Científica, ganhei familiaridade com Java e Orientação a Objetos, RDF, RDFS e OWL, além de Padrões de Projeto e Padrões Arquiteturais. Este projeto rendeu um artigo publicado na sessão de ferramentas da SBES em 2009.

 

Após formado, em busca de aprimorar meus conhecimentos científicos e em desenvolvimento de software, ingressei no mestrado na PUC-Rio, onde pude trabalhar com Web Semântica, Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural para constuir um classificador de relações entre entidades, sob orientação do Professor Dr. Daniel Shwabe, que se demonstrou competitvo se comparado ao estado da arte. A estratégia que utilizamos foi processar a Wikipedia e o DBpedia para treinar um classificador de relações com regressão logísitca, usando o LibLinear. Nesse projeto, ganhei experiência com Jruby on Rails, Weka e modelagem de frameworks para Machine Learning. Este trabalho rendeu dois artigos em 2014, um projeto open source, além da minha dissertação:

 

Em 2013, Ingresse no programa de doutorado da PUC-Rio e tive a oportunidade de mergulhar na área de exploração de informação, sob brilhante orietação do Prof. Daniel Shwabe. Neste projeto, tive a honra de ser selecionado para participar da primeira edição do programa de financiamento Google Research Brazil, em 2015, hoje, financiando projetos por toda a América Latina. Defendi minha tese de doutorado em 2018, contando algumas publicações:

 

Projetos em Desenvolvimento

 

Aprenda Fazendo

O AprendaFazendo (LearnByDoing) iniciou ainda antes da pandemia como um projeto pessoal para publicação de material e acompanhamento de alunos. Unindo à necessidade e o interesse no aprendizado de desenvolvimento Web em Python, criei esta plataforma. A partis dos feedbacks dos alunos, aprimorei a ferramenta, que hoje oferece o seguinte:

  • Administrar Disciplinas, Conteúdos, Turmas e alunos;
  • Publicação de Conteúdos estruturados como Tópicos e Atividades, basicamente em forma de tutoriais;
  • Envio e Acompanhamento de progressão por tópico pelos alunos;
  • Realização de atividades em Grupo;
  • Envio de notificações de vencimento de prazos de atividades;
  • Correção automática utilizando Processamento de Linguagem Natural e webservices do sistema Pontuando.

 

Pontuando

 

 

Este projeto tem como principal objetivo auxiliar professores a corrigirem atividades discursivas. Você pode fazer o upload de uma planilha contendo questões e respostas de alunos, selecionar uma estratégia de correção e obter um feedback automático com uma sugestão de nota (0 à 10) para cada aluno.

 

Meu Estágio

 

 

Após assumir a Direção de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF Guarus, verifiquei uma enorme carência de tecnologias que aproximem as oportunidades de estágio e emprego dos estudantes. Desse modo, em 2020, crie este projeto que tem como principal objetivo fornecer um portal de oportunidades e acompanhamento de estagiários, fornecendo:

  • Publicação de Oportunidades e Notícias;
  • Notificações de Oportunidades por Curso;
  • Cadastro de Estágios;
  • Registro de Atividades e Envio de Documentos ;
  • Geração de Relatórios.

Atualmente, o MeuEstágio conta com mais 500 usuários cadastrados, dentre alunos, professores e supervisores de estágio.

Ambiente de Apoio à Exploração de Informação

 

Este projeto tem o objetivo de implementar o modelo de Exploração proposto na minha tese de Dsc. O Xplain provê operações genéricas de processamento de conjuntos de informação e regsitro de trajetórias de exploração em forma de grafos e workflows.

 

Vitrini

Este aplicativo, desenvolvido em Java com o Android SDK,  implementa a ideia de um aplicativo para exposições, contendo funcionalidades de cadastro de estandes, mapa e navegação interna, curtir e contato com expositores. A ideia foi validada em três exposições; Craft Design, ExpoAgro e A Perfect Day for Babies.

 


Questões