Voltar Lista de Tópicos

Editar | Versões | Fórum de Discussão

Prazos para Envio


Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada

Dispositivos de entrada são aqueles que permitem a entrada de dados no computador. O teclado é um dos principais dispositivos de entrada, pois, ele permite por exemplo a digitação de um texto que será processado pelo computador. Além do teclado, existem outros dispositivos de entrada, como o mouse, o scanner e o microfone. Dessa forma o texto sai do mundo externo e "entra" no computador por meio do teclado.

Juntamente com o teclado, o mouse também é um importante dispositivo de entrada de dados:

 

O mouse é uma importante ferramenta de entrada de dados, permitindo a comunicação de nossas intenções ao computador por meio de movimentos do cursor na tela, cliques e arrastar e soltar itens. Também podemos rolar conteúdos em janelas ou páginas na internet.

 

O leitor de código de barras é outro dispositivo utilizado para capturar informações do mundo exterior e enviá-las para o computador, como a entrada do código de barras de um produto no sistema, que irá processá-lo e subtraí-lo do estoque.

Com ele, fazemos a entrada do código de barras de um produto no computador, que irá processá-lo e subtraí-lo do estoque, por exemplo. 

Para Guardar!

A entrada de dados ocorre sempre do mundo exterior para dentro do computador.

 

Tente reconhecer os dispositivos de entrada abaixo.

 Os dispositivos acima são uma webcam para entrada de vídeo, um microfone para entrada de audio e um joystick para comandos em jogos.

Para Lembrar!

É importante lembrar que todos os dispositivos de entrada capturam dados do mundo exterior e os enviam para o computador.

 

Dispositivos de Saída

 

Ao contrário dos dispositivos de entrada, os de saída comunicam a informação processada e armazenada no computador para o mundo exterior. O dispositvo mais famoso desta categoria é o monitor. Através dele o computador nos informa o resultado das nossas ações.

 

O anúncio do início informa características do monitor. Veja abaixo e leia a explicação:

Notebook Inspiron i15-3583-A30P 8a Intel Core i7 8GB (AMD Radeon 520 com 2GB) 2TB LED HD 15,6" W10 Preto - Dell

A parte grifada acima nos informa que o monitor possui um tamanho de 15,6 polegadas e é um monitor de LED. Vale ressaltar que os monitores de LED são compostos por microscópicos diodos emissores de luz (LEDs) nas cores Vermelha (Red)Verde (Green) e Azul (Blue), no padrão RGB. Esses diodos acendem em diferentes intensidades e a combinação dessas três cores forma todas imagens e variações de cores que vemos na tela.

Os monitores de LED oferecem algumas vantagens em relação aos seus antecessores, como o consumo de energia mais baixo, maior facilidade de manutenção e melhor qualidade de imagem, se comparados aos monitores de Cristal Líquido, LCD, e os de tubo, chamado CRT . Se olharmos uma tela de um monitor de LED sob uma lupa ou um microscópio, veríamos minúsculos diodos emissores de luz nas cores Vermelho, Verde e Azul

Veja como os LEDs são agrupados em um monitor para mostrar a imagem de um ponteiro. Repare que ao acender os Leds vermelhos, azuis e verdes, as imagens se formam na tela:

 

A definição dos monitores (resolução) é definida pela quantidade pixels por dimensão da tela. um Pixel é a menor unidade de uma imagem digital. É uma abreviação de "elemento de imagem" (picture element, em inglês) e se refere a um ponto individual da imagem, que pode ser colorido ou preto e branco. Os pixels são organizados em uma grade de linhas e colunas (matriz) para formar a imagem completa. Cada pixel tem uma cor e uma intensidade determinada pelos bits de informação armazenados na memória do computador.

A resolução da imagem é determinada pela quantidade de pixels que compõem a imagem, ou seja, pela quantidade de pontos que podem ser exibidos na tela. Quanto maior a resolução, maior será a quantidade de pixels e, portanto, mais detalhada será a imagem. Veja o exemplo abaixo de um monitor de LED simples de 32 X 32 pixels resolução controlado por um microcontrolador Raspberry Pi

O monitor acima possui 32 pixels em cada linha e 32 pixels em cada coluna. Por isso, sua resolução é 32 X 32.

 

Veja abaixo as principais caraterísticas a se levar em conta ao escolher um monitor:

  1. Resolução: é a quantidade de pixels que compõem a imagem exibida na tela. Quanto maior a resolução, mais detalhes a imagem terá. A resolução é medida em pixels horizontais x pixels verticais, por exemplo, 1920 x 1080 (Full HD) ou 3840 x 2160 (4K).

  2. Taxa de atualização: é a frequência com que a imagem é atualizada na tela. Ela é medida em Hertz (Hz) e indica quantas vezes por segundo a imagem é renovada na tela. Por exemplo, um monitor com taxa de atualização de 60Hz exibe 60 imagens por segundo. Monitores para jogos costumam ter taxas de atualização mais altas, como 120Hz ou 144Hz, para oferecer uma experiência mais fluida e suave. Monitores com taxas de atualização mais altas geralmente oferecem uma experiência de visualização mais suave e menos cansativa para os olhos.

  3. Tamanho: é a dimensão diagonal da tela, medida em polegadas. Monitores podem variar de tamanhos pequenos, como 19 polegadas, até grandes, como 32 polegadas ou mais.

  4. Tipo de painel: existem vários tipos de painéis de tela, cada um com suas vantagens e desvantagens. Os principais tipos são: TN (Twisted Nematic), IPS (In-Plane Switching) e VA (Vertical Alignment). Cada um oferece diferentes níveis de contraste, ângulos de visão, tempo de resposta e fidelidade de cores.

  5. Conectividade: um monitor pode ter diferentes tipos de entradas, como HDMI, DisplayPort, VGA, DVI, entre outras. Isso permite que ele seja conectado a diferentes dispositivos, como computadores, consoles de videogame, reprodutores de mídia, entre outros.

Confira algumas referências abaixo sobre monitores:

Outro dispositivo de saída conhecido é a impressora. A partir dela, a informação "sai" do computador e é comunicada ao mundo externo em sua forma impressa.

Resultado de imagem para impressora"

As caixas de som também são dispositvos de saída de audio do comuptador.

 

Dispositivos de Entrada e Saída

 

Esses dispositivos cumpre as funções tanto de entrada como de saída ao mesmo tempo! Um exemplo clássico é a impressora multifuncional, que permite tanto a impressão (saída), como o scaneamento e a digitalização de documentos impressos (entrada).

Na impressora multifuncional acima, a parte superior é o scanner (cinza escuro) e a parte inferior é a impressora.

Além dela, temos também a tela touchscreen de um smartphone, que permite tanto comandos de entrada como também permite a visualização de informações.

 


Questões

Comentários...

Não há comentários ainda... Seja o primeiro!