Introdução ao VisualG
Preparação
Instalando o Visualg
Para este tópico, você precisa fazer a instalação da ferramenta Visualg. Clique AQUI para baixar e siga os passos abaixo!
1 - Clique em Download e aguarde alguns segundo para que o Visualg seja baixado
2 - Após baixar clique na opção "Mostrar na pasta"
3 - Por padrão, o Download deve ter sido feito na pasta Downloads. Vamos criar uma pasta chamada Projetos para colocarmos o Visualg. Acesse a pasta Documentos e crie uma nova pasta chamada Projetos.
4 - Copie o instalador do Visualg da pasta Downloads para a pasta Projetos que você criou.
Cole na pasta Projetos:
5 - Para este passo, você precisará de um compactador/descompactador de arquivos, como o winRAR ou o 7Zip. Neste tutorial vamos utilizar o 7Zip. Descompacte o arquivo.
6 - Após extrair, você verá uma pasta VISUALG3. Acesse esta pasta e dê dois cliques sobre o arquivo do aplicativo para iniciar o Visualg. Opcionalmente, você pode criar um atalho na área de trablaho para facilitar ;-).
Tendo o VIsualg funcionando, você já pode partir para as próximas sessões. Boa diversão ;-)
Introdução
Programa é um conjunto de instruções em código de computador para resolver um problema.
Cada instrução é executada uma após a outra, até a última instrução ser executada. Como exemplo, vamos dar uma olhada em um exemplo de programa em linguagem humana (Português) para trocar um pneu furado.
Características de um Programa
- Um programa é uma sequência de instruções pré-definidas pelo programador.
- O computador executa o programa instrução-a-instrução, assim como nós seguimos uma receita de bolo.
- Um programa sempre termina e executa em tempo finito.
- Cada ação/instrução deve ser descrita precisamente em uma linguagem que o computador possa compreender.
- Um programa sempre produz um ou mais resultados e pode não exigir dados de entrada
Como Construir Programas?
Para construir um programa, precisamos seguir algumas etapas:
Etapa 1: Escrever a Descrição Narrativa
Nesta etapa, devemos escrever em portu
Etapa 2: Montar o Fluxograma
Nesta etapa, desenhamos um esquema constituído das operações e do fluxo de execução de cada operação.
Etapa 3: Escrever o Algoritmo
Após a construção do fluxograma, devemos escrever o nosso programa em linguagem algoritmica. A partir deste ponto, já podemos executar o programa em um interpretador de algoritmos, como o Visualg ou o Portugol Studio.
Etapa 4: Escrever o Programa em uma Linguagem de Programação
O último passo consiste em escrever o nosso programa em uma linguagem de programação. Apesar de podermos executar os algoritmos descritos na etapa 3 em interpretadores específicos, como o Visualg, eles não são usados para a construção de programas profissionais. Portanto, devemos ainda selecionar uma linguagem eficiente, como C, Java, Python ou Ruby, para construir nosso programas.
Importante!
Neste módulo, vamos estudar as 3 primeiras etapas da construção de um programa e gerar algoritmos executáveis para os problemas propostos. Devemos nos concentrar em aprender a lógica da construção de programasPrimeira Etapa: Escrever a Descrição Narrativa
Problema 1
Etapa 1: Escrever a Descrição Narrativa
Divida o problema em fases.
Fase 1: Definir as informações de entrada ou Entrada de Dados
Dados de entrada normalmente fornecidos pelo usuário através de dispositivos como teclados, mouses, scanners, ou telas touch
Fase 2: Definir as operações que serão efetuadas sobre os dados de entrada ou Processamento
São as operações sobre os dados de entrada para chegar ao resultado/solução. Podem ser, cálculos sobre valores numéricos, comprações de maior, menor, igualdade ou diferença. Pode também ser a movimentação de um braço robótico ou o processamento de dados provenientes de sensores.
Fase 3: Definir as informações que serão apresentadas como Saída do programa ou o Resultado
O processamento realizado na fase 2 gera informações que podem ser enviadas a um dispositivo de saída, como o monitor ou uma impressora. Nesta fase, o programa comunica o resultado do processamento ao seu usuário.
Chamamos a descrição destas três fases de Descrição Narrativa.
Antes da construção do programa, você deve fornecer respostas para as perguntas abaixo:
Veja a Descrição Narrativa abaixo.
a. Quais são os dados de entrada do programa?
Para responder a essa pergunta, repare na palavra-chave "leia" no enunciado do problema. Assim como a leitura é o processo de entrada de informações em nossas mentes, o comando leia também é utilizado para fornecer dados de entrada ao computador. Desse modo, ler duas notas significa que a entrada de dados é constituída da primeira e da segunda notas.
Resposta: primeira_nota; segunda_nota
Cada dado de entrada deve ser nomeado. Como utilizaremos esses nomes para criar variáveis na etapa 3, utilize nomes com letras minúsculas, sem acentuação e sem espaços. Por exemplo, "primeira_nota" e "segunda_nota" são nomes válidos para os dados de entrada
b. Quais são as operações de processamento sobre os dados de entrada?
Esta etapa de Processamento é constituída da sequência de operações a serem realizadas sobre os dados de entrada para se obter o resultado desejado. Como o problema consiste em calcular a média entre as duas notas informadas pelo usuário, o processamento consiste na aplicação da fórmula da média sobre a primeira e segunda notas.
Resposta: fórmula da média, ou seja: media = (primeira_nota + segunda_nota)/2
c. Quais informações serão apresentadas ao usuário como saída do programa?
Esta etapa é apenas a descrição das informações que serão apresentadas como resultado do programa para o usuário. Neste caso, a única informação a ser mostrada é a média calculada na etapa de Processamento. A palavra chave para identificação da saída de informação é a "escreva". Tudo que deve ser escrito na tela, ou em um papel através da impressora, é informação de saída, ou seja, informação que o programa deve comunicar ao usuário como resposta.
Resposta: o valor da média obtido pela aplicação da fórmula.
Etapa 2: Construção de Fluxogramas
Fluxogramas são esquemas que informam a ordem na qual as operações irão acontecer ao longo da execução do programa. Utilizamos as seguintes formas para construir nossos fluxogramas:
Observe os fluxogramas abaixo para as descrições narrativas da Etapa 2.
Etapa 3: Escrevendo Algoritmos Executáveis
Nesta etapa, vamos escrever um algoritmo para cada fluxograma. A estrutura geral de um algoritmo é a seguinte:
A partir de agora, abra o Visualg e vamos nos divertir! Vamos escrever o nosso algoritmo e executá-lo.
Veja abaixo a tela principal do Visualg.
Escreva o algoritmo abaixo:
Algoritmo "Olá Mundo"
var
inicio
escreval("Meu primeiro programa no visualg")
fimalgoritmo
No algoritmo acima, escreval( ) é um comando de saída de dados. Desse modo ao ser executado, a mensagem entre aspas será enviada para o dispositivo de saída de informação, o monitor.
Pressione a tecla F9 para executar o algoritmo e observe a mensagem na tela. Após isso, feche a tela da execução e vamos desenvolver os exemplos.
- Passo 1: declarando variáveis
Variáveis são como gavetas de um armário, que armazenam informações para serem processadas pelo programa. Precisamos declará-las para que o computador saiba quais são essas gavetas.
Observe que as variáveis são extraídas do fluxograma desenvolvido na etapa anterior.
Declare as variáveis após a palavra chave Var. Vamos analisar o que acontece internamente no computador quando a seção de declaração de variáveis é executada.
Veja abaixo uma tabela com os tipos de dados que podemos utilizar no Visualg:
Tipo | Descrição | Exemplos de valores possíveis |
caractere | define variáveis que armazenam valores literais como textos e caracteres. |
|
logico | Define variáveis que armazenam os valores lógicos VERDADEIRO ou FALSO |
|
inteiro | Define variáveis que armazenam números inteiros, como idade, quantidade de produtos, etc. |
|
real | Define variáveis capazes de armazenar valores numéricos reais |
|
- Passo 2: Definindo a Entrada de Dados
No trecho acima, os comandos escreval( ) mostram mensagens solicitando as informações de entrada ao usuário, os comandos leia() armazenam uma informação digitada pelo usuário em uma variável definda na seção de declaração de variáveis.
A primeira entrada de dados é realizada pelo comando leia(primeira_nota). Neste momento, a execução do programa é pausada e aparece um cursor na tela para digitarmos essa informação. Após digitarmos, devemos teclar Enter. A informação digitada então é armazenada na variável primeira_nota. O mesmo procedimento acontece no momento do comando leia(segunda_nota).
- Passo 3: Definir o processamento
Após a entrada de dados, precisamos definir quais operações serão efetuadas sobre os dados de entrada para obter o resultado. Observe como traduzimos o fluxograma para o algoritmo. Adicione o código abaixo após a entrada de dados.
Reparem que o código acima é o mesmo apresentado no fluxograma (fórmula da média). Nesse caso, apenas uma instrução de processamento é necessária.
- Passo 4: Saída de Dados
Este é o último comando antes do fimalgoritmo. Insira o código abaixo no seu algoritmo.
O comando acima mostra a mensagem de texto "A média é: " é mostrada no monitor e o valor armazenado na variável media é inserido ao final do texto.
Importante! Copie o seu algoritmo e cole como resposta na 1º Questão
Problema 2
Para resolver o problema proposto você deve seguir as três etapas:
- Etapa 1: Definir a Descrição Narrativa
- Etapa 2: Desenhar o fluxograma
- Etapa 3: Escrever o algoritmo e executar o Visualg
Etapa 1: Escrever a Descrição Narrativa
a. Quais são os dados de entrada?
R: temperatura_celsius
Assim como no exemplo 1, repare na palavra "leia". Ela indica tudo o que deve ser fornecido pelo usuário como dado de entrada para o programa funcionar. Neste caso, o usuário apenas precisa informar uma temperatura em graus Celsius que será convertida em graus Fahrenheit. Vamos chamar esse dado de "temperatura_celsius". Procure evitar acentuação ou usar espaços para os nomes dos dados.
b. Quais operações de processamento serão efetuadas?
R: a fórmula de conversão de Celsius para Fahrenheit: temperatura_fahrenheit = (temperatura_celsius × 9/5) + 32
Esta etapa de Processamento é constituída da sequência de operações a serem realizadas sobre os dados de entrada para se obter o resultado desejado. Como o problema consiste em converter uma temperatura em Celsius, digitada pelo usuário, em graus Fahrenheit, o processamento consiste na aplicação da fórmula de conversão sobre a temperatura em Celsius.
c. Quais informações de saída serão apresentadas ao usuário?
R: a temperatura em Fahrenheit (temperatura_fahrenheit) convertida no passo anterior.
Esta etapa é apenas a descrição das informações que serão apresentadas como resultado do programa para o usuário. Neste caso, a única informação a ser mostrada é a temperatura convertida em graus Fahrenheit.
Etapa 2: Desenhar o Fluxograma
Etapa 3: Linguagem Algoritmica
Como exercício, tente desenvolver o programa em linguagem algoritmo para o fluxograma acima e envie como resposta na 1º questão deste tópico
Resumo
Neste tutorial aprendemos as seguintes lições:
1. Programas são instruções escritas em uma linguagem compreendida pelos computadores, onde, cada instrução é executada em sequência até o final do programa.
2. Para desenvolvermos programas precisamos seguir três etapas básicas:
- Escrita da Descrição Narrativa;
- Desenho do Fluxograma;
- Escrita do Algoritmo
3. Na descrição narrativa e no fluxograma devemos identificar três informações básicas através do enunciado do problema:
a) Identificar e escrever as informações de entrada do programa;
b) Identificar e escrever as operações de processamento
c) Identificar e escrever as informações que deverão ser mostradas no dispositivo de saída, como o monitor ou a impressora.
4. Desenvolver a linguagem algoritmica seguindo os passos abaixo:
a) Declarar uma variável para cada informação presente no fluxograma;
b) Para cada informação de entrada, implementar a entrada em linguagem algoritmica usando a função leia(<variavel>). Normalmente utilizamos a função escreval("mensagem") junto com a leia() solicitando a informação que desejamos obter.
c) Implementar as operações de processamento em linguagem algoritmica, onde, as operações são realizadas sobre os dados da entrada;
d) Implementar as operações de saída de informação utilizando a função escreva ou escreval(<variável>)
c) Executar o programa de uma vez com o F9 ou passo-a-passo com F8.
Veja a tabela abaixo com um resumo dos comandos do VisualG
Comando | Descrição | Exemplo | Resultado |
Var | Indica a seção de declaração de variáveis. Ao declarar variáveis, podemos utilizar os tipos caractere, logico, inteiro e real para as variáveis | Var v1: inteiro v2: real |
Variáveis v1 e v2 criadas com tipos inteiro e real |
+, -, *, / | Operadores matemáticos de soma, subtração, multiplicação e divisão, respectivamente |
|
|
leia(<var>) |
Função de entrada de dados: faz a leitura de um valor digitado pelo usuário e armazena na variável definida entre parêntesis. |
|
|
escreval("<mensagem>", <var1>, <var2>,...) | Função de saída de dados: faz a escrita na tela de uma mensagem entre aspas e de variáveis entre parêntesis |
|
|
Material para Estudos
Clique aqui para acessar a apostila desta etapa.+,