Simulando Circuitos no Tinkercad
Ei, projetistas! Querem levar os seus projetos para o próximo nível? Bem, vocês estão no lugar certo! Nós vamos conversar sobre como trabalhar com dois dos nossos melhores amigos no mundo do DIY (Do-It-Yourself) ou Faça Vocẽ Mesmo e da eletrônica: o Arduino
Arduino
Esta pequena placa é um super-herói na fabricação de protótipos! Com o Arduino, vocês podem transformar qualquer ideia em realidade. Seja controlar uma lâmpada ou até mesmo criar um robô! Tudo é possível! Além disso, é baseado em código aberto, o que significa que vocês terão uma comunidade incrível e pronta para ajudar em qualquer desafio que encontrarem. Você já explorou a linguagem de programação Arduino baseada em Wiring? Vai adorar!
A plataforma Tinkercad
Tinkercad é uma ferramenta online gratuita desenvolvida pela Autodesk que permite a qualquer pessoa imaginar, desenhar e fazer praticamente qualquer coisa. Ela oferece uma plataforma fácil de usar para o design de objetos em 3D, eletrônica e codificação.
No contexto da eletrônica e programação, o Tinkercad oferece um ambiente de simulação de circuitos. Isto é especialmente útil para iniciantes e educadores, pois permite criar e testar circuitos complexos sem a necessidade de componentes físicos. Você pode adicionar uma variedade de componentes como LEDs, resistores, botões, sensores e até microcontroladores como o Arduino à sua área de trabalho. Além disso, é possível programar esses microcontroladores diretamente no Tinkercad usando uma linguagem de programação muito similar ao C++.
Ao utilizar o Tinkercad, você pode simular e visualizar o comportamento do seu circuito e do seu código em tempo real. Além disso, como é uma plataforma online, você pode compartilhar facilmente suas criações e colaborar com outros usuários, tornando-a uma ferramenta poderosa para a aprendizagem e ensino da eletrônica e programação.
Inciando no Tinkercad
Você pode realizar esta de dois modos: você pode fazer pelo Video de introdução ou pelo Passo-a-Passo após o video. Fique a vontade para escolher o melhor jeito de aprender!
Video:
Etapa 1: Criando um Circuito com Arduino Uno
Passo 1. Acesse o Tinkercad (https://www.tinkercad.com/) e faça o Login ou Inscreva-se.
Passo 2. No Tinkercad, crie um novo Circuito.
Passo 3. Adicione um Arduino ao seu circuito. Você pode usar um ARDUINO UNO R3 e selecionar uma Placa de Ensaio, que já vem com a protoboard e a fonte (5V) e o terra (GND) conectados.
Passo 4. Adicione um LED e um botão ao circuito e conecte o terminal positivo (ânodo, geralmente a perna mais longa do LED) à porta digital 13 do Arduino usando um fio.
Etapa 2: Carregando e Executando o Código
Passo 5. Clique no Arduino no Tinkercad e depois clique no botão "Código". Você deve encontrar o código abaixo de exemplo em formato de Blocos ou Texto. Veja abaixo o que cada parte significa.
Agora, veja o código equivalente em linguagem C++
// C++ code
//
void setup()
{
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
void loop()
{
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);
delay(1000); // Wait for 1000 millisecond(s)
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);
delay(1000); // Wait for 1000 millisecond(s)
}
Passo 6. Execute o código de exemplo para piscar o LED:
Passo 7. Leia as explicações de cada parte do código C++ abaixo:
void setup() { // Função que executa uma vez, quando o Arduino é ligado
}
`void setup()` é uma função especial usada no Arduino que é chamada uma vez quando o Arduino é ligado ou reiniciado. Essa função é onde você normalmente coloca a configuração inicial do seu programa.
'{ }' as chaves definem onde iniciam e onde terminam os comandos que serão executados na função setup()
IMPORTANTE!
Tudo que é adicionado aós as duas contrabarras "//" é apenas comentário de código e é ignorado pelo compilador. De outro modo, geraria erros de "comando desconhecido pela linguagem".
{
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); // Configura a porta do LED (porta 13) como saída
}
Neste bloco, `pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);` é uma função que configura um pino específico da placa Arduino como entrada ou saída de sinal. `LED_BUILTIN` é uma constante predefinida no Arduino que se refere ao número do pino onde o LED embutido está conectado, geralmente o pino 13. `OUTPUT` é uma constante predefinida que define o pino como saída, ou seja, o pino é usado para enviar dados para fora do Arduino.
void loop() {
}
`void loop()` é outra função especial usada no Arduino que é executada repetidamente após a execução da função `setup()`. Este é o principal bloco de código que contém a lógica principal do seu programa.
'{ }' as chaves definem onde iniciam e onde terminam os comandos que serão executados na função loop().
{
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // liga a porta do LED (HIGH)
delay(1000); // Aguarda 1000 milisegundos
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); //desliga a porta do LED (LOW)
delay(1000); // Aguarda 1000 milisegundos
}
Dentro deste bloco da função loop(), `digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);` é uma função que escreve um valor (HIGH ou LOW) para um pino digital específico. Neste caso, estamos escrevendo a constante `HIGH` (que é predefinada para representear uma tensão alta de 5V) para o pino `LED_BUILTIN`, o que faz o LED acender.
`delay(1000);` é uma função que faz uma pausa no programa por um tempo específico, medido em milissegundos. Aqui, estamos fazendo uma pausa por 1000 milissegundos, ou 1 segundo.
`digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);` é semelhante à função `digitalWrite` anterior, mas desta vez estamos escrevendo a constante `LOW` (que é predefinida que representa uma tensão baixa) para o pino `LED_BUILTIN`, o que faz o LED se apagar.
Finalmente, `delay(1000);` faz outra pausa por 1 segundo antes de o Arduino repetir o loop novamente, fazendo o LED piscar.
Muito bom
tem coisas que precisamos ter um tempo para que possamos ler para ver o que o programa estar pedindo gostei das perguntas faz com que paramos de correr para dar a resposta e vamos atras do conhecimento.