Chat GPT e SEO Simplificado: Estratégias, Ferramentas e Dicas para Dominar o Google em 2024

O que é SEO (Search Engine Optimization)

O Search Engine Optimization (SEO), traduzido para “Otimização para Motores de Busca” é uma arte é uma ciência que envolve a otimização de páginas da web para melhorar seu ranking nos motores de busca. Neste tutorial detalhado, você aprenderá como usar o Google Trends para identificar palavras-chave valiosas e insights sobre tendências de pesquisa que podem informar sua estratégia de conteúdo. Este guia é ideal para iniciantes que querem entender o processo do início ao fim e também para profissionais de SEO que desejam aprimorar suas técnicas.

Parte 1: Compreendendo o Google Trends

1.1 O que é o Google Trends?

Explicação detalhada sobre o que é o Google Trends, como ele coleta dados, e por que esses dados são valiosos para SEO.

1.2 Configurando Sua Primeira Consulta

 

Acesse o site https://trends.google.com.br/ e digite o assunto principal do material que você deseja produzir.

 

Repare que o resultado apresenta um gráfico do interesse do público pelo assunto. Você pode modificar o período de tempo para analisar se o interesse é repentino, sazonal ou perene, ou seja, se é algo devido a um acontecimento recente, data comemorativa ou feriado, ou se perdura por mais de 30 ou 90 dias, sendo mais perene.

 

Parte 2: Preparando os Dados de Acordo com a Estratégia do Tony Hill

 

Ao pesquisar sobre como fazer com que as pessoas encontrem mais facilmente o conteúdo que produzo, me deparei com a estratégia do Tony Hill, considerado um fenômeno que gera bilhões de acessos para seus conteúdos. Verifiquei que ele utilizar fortemente a parceria com o Chat GPT para estruturar se conteúdo e atualizar material existente de acordo com o interesse do público. Veja a seguir como implementá-la de forma prática.

2.1 Como Exportar Dados do Google Trends

Repare que, ao rolar a tela do Google Trends, ele vai mostrar as consultas relacionadas com o assunto e os tópicos relacionados ao assunto principal. As consultas relacionadas são utilizadas para extrair as palavras-chave que deverão aparecer no título, cabeçalho das páginas e no conteúdo. Os tópicos relacionados podem virar seções do artigo, já que indica que, quem busca pelo assunto principal acaba também buscando pelos assuntos relacionados. 

Passo 1: Nos paineis de Assuntos Relacionados e Consultas Relacionadas, mude de “Ascensão” para “Principais”.

Passo 2: Para cada faixa temporal (4 horas, 1 dia, 7 dias, 30 dias e 90 dias) faça o download tanto dos Assuntos Relacionados quanto das Pesquisas Relacionadas:

 

Agora, vamos utilizar o Google Planilha para consolidar essas informações e utilizar o Chat GPT para nos dar aquela força ;-)

 

2.2 Importando Dados para o Google Sheets

Ao abrir um dos arquivos CSV baixados do Trends no Excel, você vai se deparar com o seguinte aspecto:

Essa tabela informa as consultas relacionadas ao termo “SEO” e a popularidade dele, variando entre 0 e 100 (popularidade máxima). Nos meus testes, o Chat GPT não conseguiu compreender muito bem esse formato. Por isso, vamos consolidar todos arquivos em apenas duas planilhas no Google Sheets. 

Passo 1. Acesse https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/ e crie uma planilha em branco;

Passo 2. Adicione três colunas à sua planilha: “Consultas Principais”, “Popularidade” e “Faixa Temporal”;

 

Passo 3. Abra cada arquivo CSV das consultas relacionadas, copie e cole os dados na planilha em branco. Adicione a faixa temporal referente ao arquivo que você está colando. Deve ficar com esse formato:

Repare que, como esse arquivo é referente a 1 dia,  coloquei 1 dia para todos os termos na coluna “Faixa Temporal”.

Passo 4.  Faça o mesmo para as consultas referentes às demais faixas temporais, de 7, 30 e 90 dias. Cole ao final e adicione a sua respectiva faixa. Para facilitar, você pode utilizar a função de “Importação” do Google Planilhas. 

  • Selecione o menu Arquivo -> Importar, “Upload”, selecione o arquivo CSV do seu computador. Na tela seguinte marque a opção “Anexar à Página Atual” para não apagar os dados que já estão lá.

 

Passo 5. Crie uma nova planilha e repita o procedimento para os Assuntos Relacionados.

Passo 6. Baixe as duas planilhas do Google Sheets (de Consultas Relacionadas e de Assuntos Relacionados) em formato CSV por ser mais otimizado para o Chat GPT

Parte 3: Limpeza e Análise de Dados

 

Você deve ter reparado que os termos se repetem entre as faixas temporais. Por exemplo, o termo “o que é seo” aparece tanto na consulta de 1 dia, como na de 7 e 30 dias. Além disso, pode haver uma consulta “seo o que é”, que no fim das contas é a mesma porém escrita de forma diferente. De acordo com nossa estratégia, precisamos remover as duplicatas, deixando apenas as mais recentes e listar as variações de uma mesma consulta.

 

As variações podem ser interessantes para aparecer no corpo do texto ou da página que estamos produzindo, já que representa uma outra forma de busca pelo mesmo assunto. Como você está imaginando, dá um trabalhão fazer isso na mão. A boa notícia é que nossa amigo Chat GPT pode nos salvar.

 

Passo 1. Acesse o Chat GPT em https://chatgpt.com/, adicione o seguinte prompt substituido o assunto pelo assunto que você está escrevendo:

 

Prompt: Pretendo produzir um conteúdo otimizado para motores de Busca (SEO) sobre o tema "SEO". Em anexo, encontram-se os arquivos CSV extraídos do Google Trends referentes às consultas relacionadas e tópicos relacionados em diferentes períodos de tempo. Analise-os de forma a remover as duplicatas e listar variações de uma mesma consulta. Para duplicatas, mantenha apenas as mais recentes baseando-se na coluna "Faixa Temporal". Ordene os termos de acordo com sua relevância para produção de conteúdo otimizado para motores de busca e relacione cada termo com suas variações. 

 

Passo 2. Anexe as duas planilhas que você preparou nos passos anteriores e dispare a consulta. Você deve receber uma resposta similar à que recebi abaixo:



 

Nesse ponto, você há tem uma boa noção das palavras-chave que você deve utilizar no seu conteúdo, diferentes formas de escrever sobre o mesmo assunto e também de quais seções você deve priorizar a partir dos Tópicos Relacionados. No meu caso, Uma seção sobre Marketing Digital viria muito a calhar em um artigo sobre SEO, ou como criar uma página no Wordpress. Esses foram os tópicos relacionados populares.

Parte 4: Indo além - Estruturando e Escrevendo o Conteúdo

Para finalizar, você pode utilizar o chat gpt para te ajudar a montar a estrutura e a escrita. Só não copie e cole sem revisar antes. Utilize o prompt abaixo e observe o resultado. Novamente, o chat gpt fornece respostas bem interessantes.

prompt: Agora, utilize a estratégia do Tony Hill para montar a estrutura de um artigo sobre o assunto de forma a maximizar as chances de indexação pelos motores de busca. Justifique suas escolhas.

 

Resultado:

 

Próximos Passos: Google Search Console

 

Tendo seu conteúdo pronto e publicado, certifique-se de que você está fazendo um bom uso do Google Search Console, uma ferramenta indispensável para qualquer negócio que queira otimizar sua presença nos motores de busca. Ela oferece insights valiosos sobre como o Google vê seu site e como os usuários interagem com ele através dos resultados de pesquisa. Brevemente, você deve realizar o seguinte.

Se você ainda não tem uma, siga estes passos:

  • Acesse o site do Google Search Console, em https://search.google.com/search-console/about, e faça login com sua conta Google.

  • Adicione uma propriedade: Inclua o URL do seu site. Você pode adicionar a versão do domínio inteiro ou um prefixo de URL específico.

  • Verifique a propriedade: Verifique a propriedade do seu site seguindo um dos métodos propostos pelo Google, que pode incluir a adição de um registro DNS, o upload de um arquivo HTML para o seu servidor, ou a vinculação com o Google Analytics, entre outros. No meu caso, como os meus domínios foram adquiridos na Godaddy (https://www.godaddy.com/pt-br), o console redireciona para o Godaddy para a verificação, onde fiz o login e verifiquei que sou mesmo o dono dos meus sites.

Esse é apenas o básico do Google Search Console. Em um próximo artigo iremos detalhar melhor como mapear a estrutura do seu site para que o Google consiga indexar melhor seu conteúdo. 


Quer receber mais conteúdo relacionado à Inteligência Artificial, Chat GPT e como ele pode turbinar seu negócio ou sua produtividade. Deixe seu nome e email e receba um artigo completo com estratégias detalhadas e testadas de utilização do Chat GPT, modelos de prompts e modelos de planilhas.

Lista de Espera

Quer aprender ainda mais sobre como aplicar essa e outras técnicas para aumentar a visibilidade do seu conteúdo? 📈 Inscreva-se agora para baixar gratuitamente o ebook completo contendo a técnica Skyscraper do nosso guia exclusivo com insights práticos, exemplos detalhados e dicas essenciais para superar a concorrência!


Questões

Comentários...

Não há comentários ainda... Seja o primeiro!