Fazendo o Relatório Final
Relatório de Projeto Apresentado
1. Introdução
Objetivo do Projeto: [Descreva o objetivo do projeto]
Contexto: [Forneça contexto sobre a área do projeto]
Feira de Projetos: [Detalhes da feira, incluindo data e local]
2. Descrição do Projeto
Detalhes Técnicos: [Explique como o projeto funciona]
Desenvolvimento: [Etapas de desenvolvimento do projeto]
Desafios e Soluções: [Descreva os desafios e soluções]
4. Passo-a-Passo de Montagem do Projeto
Adicione nesta seção um tutorial de montagem para replicação do seu projeto
3. Apresentação na Feira
Stand e Demonstração: [Descrição do stand e demonstrações]
Interesse do Público: [Tipo de interesse despertado no público]
Feedback Recebido: [Feedback de visitantes e jurados]
5. Resultados e Impacto
Impacto do Projeto: [Avalie o impacto do projeto]
Prêmios ou Reconhecimentos: [Prêmios recebidos, se houver]
6. Conclusões
Aprendizados: [O que foi aprendido com a experiência]
Melhorias Futuras: [Possíveis melhorias ou próximos passos]
7. Anexos
Imagens e Materiais Gráficos: [Inclua fotos e gráficos]
Referências: [Liste referências utilizadas]
Este documento aborda sobre o projeto que foi produzido para ser apresentado no X Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus. Nele é exposto e explicado como foi elaborado pelos alunos, o projeto alimentador automático, que tem como objetivo alimentar pets a distância através de um aplicativo via smartphone.
Foi criado um alimentador automático para animais de estimação, visando fornecer uma solução confiável para alimentá-los quando os donos não estiverem por perto ou até mesmo em casa. Ele libera a ração de forma automática comandado via bluetooth, pelo aplicativo exclusivo, feito pelos estudantes, para ser conectado ao celular do tutor do animal.
A ideia surgiu após os alunos assistirem um vídeo do canal “Manual do mundo”, com o propósito de melhorar e aprimorar o protótipo trazendo mais funcionalidade ao mesmo.
Materiais utilizados
Canos de pvc;
Papelão;
Motor DC de parabrisa;
Arduino;
Relé;
Módulo bluetooth;
Jumpers;
Cabo de vassoura;
Rolamentos.
Ao iniciar o projeto, as tarefas onde incluem a programação, busca por materiais, montagem das estruturas físicas e a elaboração do aplicativo, foram divididas para cada membro do grupo. A parte da programação foi iniciada e apresentou alguns problemas com a inclusão da biblioteca do relógio RTC, mas com o auxílio de um membro de fora do grupo, o problema foi solucionado. Parte dos materiais utilizados na estrutura física do projeto foram encontrados no depósito de descartes do campus IFF Guarus e outros foram comprados pelos membros do grupo. Foi iniciada a produção do protótipo, feito com discos de papelão e o cano pvc de 20mm, da espiral que seria responsável por conduzir a ração até a queda no pote do pet. Após, foi dado início a montagem da parte física do projeto, feito com cano pvc de 100 e 75 mm, redução 100 x 75, caps de pvc e conexões “Tê” de pvc e rolamentos. Ficando da seguinte forma, sem o armazenamento:
A partir dessa etapa, foi iniciada a preparação do circuito eletrônico que envolve o arduino, relé e o módulo RTC que seria utilizado para controlar o momento da alimentação do animal, mas devido a sugestão do mestre docente da disciplina de analógica ll, a maneira do acionamento do motor passou a ser através de um aplicativo via bluetooth, utilizando um módulo HC-05, que envia um comando para o arduino, acionando o relé, onde seu contato é alimentado por uma fonte DC, fazendo então o motor rodar por um tempo programado. Iniciando os testes, foram surgindo alguns problemas. O primeiro deles foi na espiral, pois teria que diminuir seu tamanho e trocar o eixo de pvc que estava empenado por um cabo de vassoura; segundo, o material utilizado para junção dos disco não era resistente e foi trocado a super cola por cola quente e o terceiro defeito foi que dependendo do nível da ração, alguns grãos ficavam presos entre a espiral e a parte interna do corpo de cano pvc e não foi possível encontrar uma solução. O aplicativo foi a última parte, sua função é que o usuário, dono do animal, envie um comando e esse comando chegue até o módulo HC-05 que é o meio de comunicação do dispositivo celular e o arduino. No geral o projeto funciona com um comando do usuário no aplicativo, que é interpretado pelo arduino e o mesmo aciona o relé, fazendo que feche o contato por um tempo de 15s, o contato é ligado ao motor e a fonte; o motor promove a rotação que é transferida ao eixo através de engrenagens feitas de cano pvc; com a rotação e o formato do eixo a ração é conduzida até o local onde é despejada.
Com a ideia de montar um protótipo de baixo custo e modernizado, o alimentador inteligente de animais exerceu seu papel.
No geral, o projeto funcionou, mas não como o esperado, pois, os problemas relatados na página anterior, que surgiram no dia da apresentação, fizeram com que o propósito não ocorresse como previsto. Principalmente em relação ao eixo, que impediu que pudesse armazenar maior quantidade de grãos de ração, por demonstrar dificuldade ao girar, chegando ao ponto de travar, caso ultrapassasse um limite.
Por outro lado, a programação e o aplicativo foram concluídos com êxito.
Consequentemente, será necessário fazer melhorias nos pontos fracos do projeto, por exemplo: alinhamento mais preciso dos rolamentos, mudanças no material da espiral, ao invés do bluetooth, utilizar um módulo que permita o tutor conectar-se à longa distância e incrementar na programação em relação ao horário.
Logo, o protótipo cumprirá com o prometido e poderá ser útil no dia-a-dia.
A apresentação na feira foi um sucesso! Muitas pessoas passaram pela nossa sala para saber mais sobre o projeto e a maioria se sentia atraída pelo fato de poder controlar o alimentador pelo celular. Muitas queriam levar para casa, justamente pela facilidade alimentar o pet sem precisar estar o tempo todo colocando a ração manualmente.
No geral foi um sucesso, mas é claro que será preciso melhorar o projeto. Acredita-se que com tempo poderia ter tido menos falhas.