Camada 1 - Rede em Estrela - Hub Vs. Switch
Entendendo o Funcionamento do Hub e do Switch
Hubs e Switches são equipamentos de conexão de rede, eles recebem pacotes de dados por uma das portas e os redirecionam para os demais dispositivos. Entretanto, eles são bastante diferentes no seu funcionamento, vantagens e desvantagens. Assista a vídeoaula a seguir, faça a prática no cisco packet tracer e responda as atividades ao final.
Montando uma Rede com Hub
Esta seção descreve como montar uma rede com um Hub. Caso você já tenha feito a simulação pelo video acima, não precisa fazer uma nova simulação. Apenas realize a leitura para reforço.
Vamos montar uma pequena rede de exemplo usando um dos equipamentos mais simples de interconexão de rede, um Hub. O Hub é um equipamento que recebe um sinal por uma de suas portas e replica para todas as outras portas, fazendo um broadcast.
- Na área de equipamentos de rede (canto inferior esquerdo da tela), clique na opção Hubs e adicione um Hub genérico à área de trabalho.
- Clique na opção End Devices no canto inferor esquerdo da tela e adicione 4 estações de trabalho genéricas. Ao final a sua rede deve possuir a seguinte configuração:
Adicionando Conexões
Nesse momento você precisa conectar os computadores adicionados ao Hub para que eles possam se comunicar em rede.
- Selecione a opção de mídias de conexão no packet tracer (raio laranja) e selecione o cabo par-trançado direto (Copper Straight-Through). Veja a imagem abaixo:
- Após clicar no cabo acima, clique em um computador e clique na porta FastEthernet0. Após isso, clique no Hub central e clique em uma das portas para realizar a conexão com o Hub. Sua rede deve ficar de acordo com a imagem abaixo:
- Repita o mesmo procedimento para as demais estações de trabalho (computadores). Ao final, a sua rede deve possuir o seguinte formato:
Configurando os IPs a máquinas.
Para configurar os IPs das máquinas, siga os passos abaixo
1 - Clique em uma das máquinas
2 - Acesse a aba Desktop
3 - Clique na opção IP Configuration
4 - Coloque o IP desejado
5 - Repita o procedimento para as demais máquinas da rede. Exemplo de IPs que podem ser utilizados:
- 192.168.0.2
- 192.168.0.3
- 192.168.0.4
- ...
- 192.168.0.255
Testando a Rede
Para testar a rede, podemos usar o comando ping ou a cartinha do simulador.
Usando a cartinha do simulador:
1 - Clique na primeira cartinha no painel direito da tela;
2 - Clique no host de origem;
3 - Clique no host de destino;
4 - Verifique o resultado no canto inferior direito da tela. Deve estar uma mensagem de Sucesso, parecida com:
Successful PC0 PC1 ICMP
Usando o comando ping.
1 - Clique em um dos computadores;
2 - Acesse o Comand Prompt
3 - Digite o seguinte comando e pressione enter:
> ping 192.168.0.3
4 - Verifique o resultado
Modo de SImulação - Simulando Transmissões Simultâneas
O modo de simulação é utilizado para verificarmos detalhadamente os passos realizados em um envio de pacote. Como estamos utilizando o protocolo ICMP Ping para realizar nossos testes de conectividade, vamos configurar o modo de simulação para visualizar somente os pacotes Ping.
Passo 1 - Acesse o modo Simulation
Passo 2 - Remova todos os protocolos
Passo 3 - Edite para ficar somente o ICMP Ping
Passo 3 - Faça alguns testes com pacotes ping e observe como o Hub Funciona em modo de Broadcast.
Na transmissão em broadcast, um dispositivo emite um sinal e todos os outros conectados na rede recebem o mesmo sinal.
Como o Hub não compreende os endereços dos dispositivos só resta uma única opção, copiar a mensagem e transmitir para todas as portas.
Os computadores que não são destinatários da mensagem original descartamo pacote (x). O computador destinatário retém o pacote e envia a resposta, sendo replicada para todos os demais por causa do funcionamento do HUB.
Passo 4 - Adicione dois pacotes ping usando duas origens e dois destinarários e rode a simulação.
Observe que os pacotes irão colidir, pois, o Hub não permite transmissões simultâneas. Somente um host pode trasmitir por vez através do Hub.
Quando dois sinais são trasmitidos ao mesmo tempo e na mesma frequência, eles intereferem um no outro, mutuamente, tornando a mensagem incompreensível.
Redes com Hub são responsáveis por causar muitas colisões, acionando um protocolo especial para resolver o problema.
O CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection) é um protocolo usado em redes com cabos, como as antigas redes Ethernet. Ele ajuda os computadores a se “revezarem” para falar na rede, evitando que dois falem ao mesmo tempo.
Funciona mais ou menos assim:
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Escutando a rede: Antes de enviar qualquer dado, o computador escuta o cabo para ver se alguém está falando (ou seja, se a rede está ocupada).
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Se estiver livre, envia: Se estiver tudo silencioso, ele começa a enviar sua mensagem.
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Se dois enviarem juntos: Às vezes, dois computadores pensam que a rede está livre ao mesmo tempo e começam a falar juntos. Isso causa uma colisão.
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Detectando colisões: O protocolo consegue perceber que houve uma colisão, porque o sinal se embaralha.
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Parando e esperando: Quando isso acontece, os dois computadores param de falar, esperam um tempo aleatório e tentam de novo mais tarde.
É como em uma conversa: se duas pessoas falam ao mesmo tempo e percebem que se atropelaram, elas param, pedem desculpa e uma espera a outra terminar para continuar a conversa.
Passo 5 - Troque o Hub por um switch e refaça as mesmas simulações. Anote as diferenças.
Estrutura Básica de um pacote Ethernet
Até o momento vimos como montar uma rede topologia estrela utilizando um Hub e um Switch como concentrador. Após montar a rede, atribuimos endereços IPs para os computadores e fizemos testes de conexão para verificar se os computadores estão se comunicando. Neste ponto, vamos analisar como um pacote é formado e quais são seus campos básicos. É importante entender que os pacotes funcionam como envelopes contendo informações básicas necessárias para que Hubs, Switches e Roteadores consigam encaminhá-los de uma origem para o destino correto através dos muitos links de Internet.
Vamos analisar cada parte de um pacote Ethernet:
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Preambulo: 8 Bytes utilizados para sincronização e ajustes de taxa de transmissão entre o emissor e o receptor
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Endereço de Origem: 6 Bytes de endereço do dispositivo de origem
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Endereço de Destino: 6 Bytes de endereço do dispositivo de destino
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Tipo / Tamanho: utilizado para identificar o protocolo e a quantidade de bytes dos dados do pacote
Código de Checagem de Erros: código calculado e enviado pelo emissor para que o destinatário possa checar se os dados não foram alterados no caminho. O protocolo utilizado é normalmente o de Checagem de Redundância Cíclica.
segundo