Ferramentas na Internet: Arquivos em Nuvem

Operando em Nuvem

Atualmente, algumas contas de email possuem um espaço de armazenamento cuja localização encontra-se distribuída entre vários servidores na Internet. O nome Armazenamento em Nuvem vem justamente dessa característica de não se poder definir precisamente a localização dos arquivos, por isso, chamamos de Nuvem. Várias empresas oferecem essa tecnologia, como a Google, por meio do Google Drive, o One Drive, da Microsoft e a Amazon S3, da Amazon.

No caso da Google e do Outlook, quando criamos uma conta de email, automaticamente, é disponibilizado um espaço para armazenarmos arquivos em nuvem. Neste tópico você aprenderá como operar com o Google Drive, que é disponibilizado para cada conta do Gmail. Veja as vídeo-aulas a seguir e faça as atividades propostas. 

Introdução ao Google Drive

Acesse o drive usando o menu de aplicativos, disponível a partir do Gmail ou do Google Chrome.

As funções do Drive vão além de um simples repositório de arquivos. Você pode criar documentos, planilhas e apresentações online e compartilhada com outras pessoas. Utilize o Menu "+ Novo" e verifique as opções.

 

A partir do menu "Novo", você para criar pastas, fazer upload de arquivos e criar documentos online. Veja as opções abaixo:

Vamos testar algumas funcionalidades do Google Drive. Crie uma pasta para a disciplina de Informática, onde, armazenaremos os trabalhos e arquivos da disciplina.

Acesse a pasta que você acabou de criar e crie uma nova apresentação usando o Google Apresentações. Nessa apresentação coloque o nome do documento de acordo com a imagem abaixo:

 

Neste ponto, vamos testar a função de compartilhamento. Para esta tarefa você deve pegar o email de um colega e compartilhar com ele a sua apresentação. Veja abaixo como fazer:

Clique no botão "Compartilhar" no canto direito da tela e insira o email do seu colega na caixa de texto que aparecer.

Repare o pequeno lápis que fica à direita da caixa de texto. Este botão permite você configurar as ações que são permitidas sobre o seu documento. Afinal, você não quer que a pessoa remova partes importantes dela por acidente! Veja as opções abaixo:

A opção "Pode editar" dá o direito de modificar a apresentação sem restrições. A opção "Pode comentar" permite apenas que a pessoa adicione comentários a sua apresentação. Já a opção "Pode visualizar" permite apenas a visualização da apresentação, sem qualquer possibilidade de modificação ou comentários. Além desse modo de compartilhamento, podemos também gerar um link ou uma URL do documento e enviar por email ou por Whatsapp.

Você pode gerar um link compartilhável usando a opção "Receber link compartilhável".  Veja abaixo como:

Repare no link gerado. Esse link você pode copiar e enviar para as pessoas com as quais você deseja compartilhar ;-). Para complementar este tópico, veja as video-aulas abaixo e faça as atividades propostas.

 

Compartilhando Arquivos na Nuvem