Etapa 2 - Entrada de Dados
Neste ponto do nosso estudo, está faltando bem pouco para chegarmos à solução do problema proposto pela professora de física. Repare que no nosso código, os valores de delta_s e delta_t são fixos, atirbuidos no próprio código com os valores 200 e 2.
delta_s = 200;
delta_t = 2;
Porém, não é bem isso que a professora de física pediu. Vamos dar uma olhadinha no enunciado novamente. Repare na primeira frase dele.
"...O programa deverá pedir que o usuário digite um valor para a variação do espaço Δs e um valor para a variação de tempo Δt . Como resultado o programa deverá mostrar a velocidade média como a divisão Δs por Δt."
Ao invés de valores fixos, a professora pediu que o programa peça os valores a quem estiver usando. Desse modo, ele deve computar a velocidade média para quaisquer valores de Δs e Δt que forem digitados. Sempre que nos depararmos com a situação em que o programa (computador) deve pedir ou solicitar que o usuário digite algum valor, precisaremos utilizar uma função de Entrada de Dados, ou seja, o usuário entra com os valores pelo teclado para que o programa opere sobre eles. Felizmente, além da função printf() para saída de dados, a biblioteca stdio.h nos fornece a função scanf() para fazer a entrada de dados do nosso programa. Siga os passos abaixo:
Passo 1 - Remova as linhas que atribui o valor 200 à variável delta_s
delta_s = 200;
Passo 2 - Escreva um comando printf para mostrar uma mensagem na tela pedindo a informação do Δs ao usuário
printf("Informe o valor da variação do espaço (Delta S): ");
Passo 3 - Digite na linha seguinte a função scanf() para armazenar um valor digitado na variável delta_s
scanf("%f", &delta_s);
Passo 4 - Execute o programa e veja a mensagem colocada na tela pelo comando printf()
Passo 5 - Digite um valor numérico para o delta_s e pressione Enter
Passo 6 - Observe o resultado para o valor de delta_s que você colocou
Neste ponto, o programa permite ao usuário informar um valor qualquer para delta_s utilizando o teclado! Retorne para o código e repita o processo para solicitar ao usuário um valor para delta_t.
Entendendo a função scanf()
A função scanf() serve para realizar entrada de dados, ou seja, ela faz com que o computador dê uma pausa na execução do programa e aguarde o usuário digitar um valor pelo teclado. Ao pressionar Enter, o comuptador segue executando as linhas seguintes.
Fontes: 1 - https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/full-color-happy-computer-technology-kawaii-vector-19396797; 2 - https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-desenhos-animados-cansados-do-computador-image44054374; 3 - https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/laptop-sleep-kawaii-icon-imag-vector-19587474
Vamos dar uma olhada melhor no que de fato acontece quando pressionamos Enter após digitar um valor. Novamente, imagine a função scanf() como uma caixa processadora, onde jogamos alguns valores e ela realiza sua tarefa.
Veja o resultado abaixo:
#include <stdio.h>
int main(void) {
float delta_s;
float delta_t;
float v_media;
printf("Informe o valor da variação do espaço (Delta S): ");
scanf("%f", &delta_s);
printf("Informe o valor da variação do tempo (Delta T): ");
scanf("%f", &delta_t);
v_media = delta_s/delta_t;
printf("A variação do espaço é de %.1f quilômetros.\n", delta_s);
printf("A variação do tempo é de %.1f horas.\n", delta_t);
printf("A velocidade média foi de %.1f quilômetros por hora\n", v_media);
return 0;
}