Introdução à Impressão 3D
Autores
Kaio Lucas, Mycael Sued e Thiago Nunes
Introdução
Listagem de materiais
PLA, Cola, ABS.
Ferramentas físicas
Espátula, pen drive com adaptador, cartão de memória e régua.
Software para impressão 3D
Cura, Tinkercad.
Existem basicamente três estágios na preparação de arquivos para impressão 3D:
-
modelagem: para modelar um objeto 3D você precisará de um aplicativo de modelagem, como por exemplo o TinkerCad, AutoCad ou StetchUp;
-
exportação de arquivo 3D: depois de ter seu modelo 3D, você precisará exportá-lo como um um arquivo STL, OBJ ou 3MF. Esses são os formatos de arquivo reconhecidos pelo Cura;
-
exportação do arquivo fatiado: o arquivo STL ou OBJ pode ser importado para o software Cura, fatiado e produzido como código G. Esse código G é um documento com uma lista de comandos para a impressora 3D ler e seguir, como as configurações da temperatura, movimentação etc.
Linguagem G-code
O GCode é a linguagem de programação padrão para a maioria das impressoras 3D, mesmo que algumas também suportem a utilização de outros formatos ou comandos de arquivos diferentes. Um bom teste para entender o que é ou saber um pouco melhor sobre cada código é abrir a lista de comandos do GCode e entender como cada um afeta a sua impressora 3D.
Ex.:CE2_Suporte cabos 3 - Multimidia Erlon.gcode
Setup Inicial
Setup Final
Explicação detalhada de alguns comandos mais importantes
O Comando G28
Este comando realiza a Rotina de Homing e informa a impressora 3d para executar a sequência de retorno, movendo a cabeça da ferramenta para as bordas distantes da máquina até que entre em contato com os pontos nas extremidades do equipamento.
Os Comandos G90 e G91
Estes comandos trabalham com o posicionamento absoluto ou relativo.
O Comando G1 de Movimento Linear
Este comando está presente na grande maioria dos arquivos GCode e informa a sua impressora 3D para se mover em linha reta até o local que está sendo especificado nos argumentos passados juntamente com o comando.
O G92 de como definir a posição atual
O comando G92 é utilizado para definir a posição atual dos eixos de uma impressora 3D e é útil quando se quer alterar ou compensar a localização de um destes eixos.
O M104 e o M109
Estes comandos impactam diretamente no controle de temperatura da impressora 3D com uma diferença entre os dois.
O M140 e o M190
Ambos os comandos definem a temperatura de aquecimento da mesa de impressão e a sua funcionalidade é bem semelhante aos comandos M104 e M109.
O Comando M106
Este comando permite a configuração e definição da velocidade do ventilador de resfriamento da impressora 3D durante o processo de fabricação.
Exemplo tirado de uma peça em 3D fatiada em formato G-code para a impressora Creality Ender 2 pro:
M84 X Y E ;Desativar todos os steppers exceto Z
M82 ;modo de extrusão absoluto
M104 S0 ;Fim do Gcode
Tinkercad
O Tinkercad foi desenvolvido pensando no usuário iniciante, apesar de ser uma ótima opção para agilizar processos de pessoas com mais experiência. Basicamente é um conjunto de ferramentas gratuitas que rodam diretamente no navegador, ou seja, não é necessário qualquer tipo de download ou instalação para utilizar o Tinkercad. Além disso, ele salva os projetos automaticamente e como se trata de um software online, ele também roda diretamente do seu celular ou tablet.
Para começar a utilizar o Tinkercad, a primeira coisa a fazer é acessar a plataforma através do link www.tinkercad.com. Na página inicial você deverá clicar em “Iniciar Edição” para criar sua conta de forma gratuita. No exemplo a seguir eu criei uma conta pelo email, mas você pode criar sua conta importando as configurações da conta do Google ou Apple.
O processo é bem rápido, só é necessário informar o país, a data de nascimento e efetuar o cadastro da conta (usuário, senha e email):
Depois de cadastrar a conta, para iniciar seu primeiro projeto basta conferir se a aba “Projetos 3D” está aberta e então clicar em “Criar novo Design”:
Primeiros passos para modelagem 3D no Tinkercad
A área de trabalho do Tinkercad para modelagem 3D é simples e intuitiva, composta pelo plano de trabalho, onde são feitas as manipulações no objeto e 6 blocos de ferramentas:
1 – Clicando neste campo você pode alterar o nome do seu projeto. A cada novo projeto o Tinkercad gera um nome aleatório, neste caso o nome gerado foi:
Exquisite Migelo.
2 – Ferramentas de gestão do objeto selecionado:
-
Copiar – (Ctrl + C)
-
Colar – (Ctrl + V)
-
Duplicar e repetir (Ctrl + D)
-
Excluir (Del/Delete)
-
Desfazer (Ctrl + z)
-
Repetir (Ctrl + Y)
3 – Nesta seção temos as ferramentas de manipulação da área de trabalho, com as opções de zoom, mudar plano de visualização e deixar a visualização em perspectiva. Geralmente essas ações são feitas direto pelo mouse:
-
Botão direito – Rotação livre dos eixos XYZ
-
Botão esquerdo – Selecionar objetos (Para selecionar mais de um objeto basta segurar a tecla Shift e clicar nos objetos que deseja selecionar)
-
Scroll para cima – Aproximar zoom
-
Scroll para baixo – Afastar zoom
-
Clicar e segurar botão de scroll – Movimentação no plano selecionado
4 – Essa seção contém as seguintes ferramentas:
-
Visualizar/esconder notas (Ctrl + N)
-
Mostrar tudo (Ctrl + Shift + H) (Exibe todos os objetos ocultos. Obs: para ocultar deve-se selecionar o objeto e usar o comando Ctrl + H)
Além de algumas das ferramentas mais importantes do Tinkercad:
-
Agrupar – (Ctrl + G), usada para unir objetos selecionados ou efetuar cortes. Ao selecionar um objeto, a seguinte opção aparece na tela:
Para efetuar a união com “Ctrl+H”, todos os objetos devem ser selecionados como “Sólido”. Exemplo de união:
E para efetuar cortes, o objeto que será cortado deve estar sólido e o objeto com a forma do corte deve estar selecionado como “Orifício”. Exemplo de corte:
-
Desagrupar – (Ctrl + Shift + G), desagrupar um objeto previamente agrupado (ou desfazer corte).
-
Alinhar (L), alinhar objetos selecionados de acordo com o eixo ou plano desejado
-
Espelhar (M), espelha o objeto no eixo desejado.
5 – Essa seção contém ferramentas para serem adicionadas a área de trabalho:
-
Ferramenta plano de trabalho (W), cria um novo plano de trabalho na posição e eixo desejado
-
Ferramenta régua (R ) – insere réguas ao plano de trabalho
-
Ferramenta de notas (N) – Adiciona observações ao plano de trabalho
6 – Essa é a biblioteca de formas do Tinkercad, onde você pode explorar várias categorias para adicionar formas, criar textos e componentes diversos ao seu projeto. Ah, lembrando que para adicionar um objeto ao seu projeto é apenas clicar no objeto desejado e arrastá-lo para o plano de trabalho!
Aprendendo as funcionalidades básicas do site
e
Matemática e geografia: densidade demográfica de uma região: razão entre o número de habitantes e a área habitada.
Aprendendo a utilizar o Tinkercad envolvendo conhecimentos de matemática e geografia
Aprendendo a importar arquivo 3D no Tinkercad
e
O estudo e métodos da medicina evoluídos a partir da visualização de peças em 3D.
Importando um arquivo de projeto 3D relacionado a medicina
Módulo 2 | Pós modelagem
-
Fatiamento e setups de impressão
-
Utilização do Cura 3D
-
Dicas importantes
Fatiador Cura
O Cura 3D é um software fatiador para impressoras 3D. Ele transforma um modelo 3D em camadas que quando sobrepostas formam o objeto que será impresso.
O arquivo gerado é conhecido como G-Code, que é o código que uma impressora 3D entende.
Ou seja, o fatiador é responsável por transformar um arquivo do modelo criado em 3D para um formato de leitura da impressora, com as configurações de impressão.
Como configurar o software para a sua impressora 3D
Ao iniciar o software pela primeira vez, será solicitado que você selecione a impressora que utiliza.
Encontre o modelo da sua máquina na listagem que o Cura apresentará. Caso não apareça você terá que personalizar os detalhes para adicionar a impressora.
Basta digitar as configurações da sua impressora 3D na janela de configurações do Cura Machine.
Como importar um modelo para o Cura 3D
Depois de configurar o Cura para sua impressora, chegou a hora de importar um modelo para o software. Para isso acompanhe os seguintes passos:
-
clique no ícone da pasta flutuante à esquerda ou selecione Arquivo > Abrir arquivos (no menu superior);
-
escolha um arquivo STL, OBJ ou 3FM do seu computador e o selecione para fazer a importação;
Como alterar o modo de exibição do modelo
Depois que o arquivo for carregado ele aparecerá no software. Você pode alterar o aspecto de exibição da peça das seguintes formas:
-
navegue pela área de construção do software: mantenha pressionada a tecla Shift e clique com o botão esquerdo para mover a área de construção pela tela. Isso geralmente é útil se você quer ampliar o modelo para verificar alguns detalhes mais refinados;
-
ver todos os ângulos do modelo: Pressione e segure o botão direito do mouse para girar em torno da área de construção;
-
amplie a área de construção: use a rolagem do mouse para ampliar e reduzir o modelo.
Além disso, há três formas básicas de visualização do modelo. Cada uma é adequada para diferentes necessidades, especialmente quando surgem problemas nas peças impressas:
-
sólido: é a a visualização padrão do Cura. Permite que você tenha uma boa ideia de como o modelo ficará depois de pronto;
-
raio-X: basta clicar em visualizar para ativar esse modo. O recurso é recomendado quando as peças não saem do jeito que você deseja. Ele permite que você analise o que precisa ser retrabalhado;
-
camadas: se uma impressão falhar repetidas vezes em determinado ponto, ou se você tiver programado algo diferente e quiser verificar se a impressão está correta, recomendamos o modo de visualização em camadas. À medida que você avança no Cura, esse recurso é útil para identificar camadas nas quais você deseja alterar as configurações no código G, como aumentar a velocidade do cooler, a altura ou o fluxo da camada.
Quais são as configurações fundamentais de impressão no Cura 3D
Altura da camada
É o que determinará a resolução de sua impressão. Define a altura de cada camada de filamento depositada durante a impressão. Como já dissemos em outro conteúdo, quanto maior a altura da camada, menos detalhado será seu objeto.
Velocidade da impressão
Diz respeito à velocidade que o extrusor se move enquanto está depositando o filamento. A otimização da velocidade de impressão está diretamente ligada ao nível de detalhes do objeto e ao material que está sendo utilizado.
A velocidade de impressão altera o nível de aderência das camadas. Uma dica para você que quer uma impressão mais rápida é aumentar a temperatura. Dessa forma você garante que as camadas manterão uma boa adesão.
Espessura da parede
Está ligado a parede externa da peça. Logo, se você quer uma peça com parede mais grossa (objetos mais rígidos), configura uma maior espessura da parede.
Densidade ou infill da peça 3D
É medido de acordo com porcentuais, por isso, peça com infill de 100% é um objeto sólido. Por outro lado, com infill zero você terá um objeto oco.
Retração
Durante a movimentação do carro extrusor de um ponto a outro pode acontecer vazamento do material que está aquecido. Para evitar isso usa-se o retract.
Na prática, o sistema alimentador retorna um pouco do filamento e evita o escorrimento.
Playlist com videos de como usar o cura:
https://youtube.com/playlist?list=PLmIiA_DIg79Fd3zs7aSSK55TpTLpVjzGF&si=rofHALQxNjDySD0o
Soluções para problemas recorrentes na impressão 3D
Se precisar fazer um desenho complexo e tiver uma imagem.
Aqui vou ensinar a importar uma imagem armazenada no computador para o TinkerCad como um objeto 3D.
https://youtu.be/p-zM6xeE9wU?si=KCIP0kfgrhr5t77u