Ferramentas na Internet: Gerenciador de Emails

O Gerenciador de Emails

Os sistemas computacionais tem como objetivo último automatizar tarefas do mundo real. Com os correios não é diferente! A palavra e-mail significa "Correio Eletrônico" do Inglês. Portanto, o gerenciador de e-mails é um programa na Internet que possui funções de envio e recepção de mensagens.

Criando uma Conta de Email

Atualmente temos vários gerenciadores de e-mails disponíveis. Neste tutorial adotaremos o Gmail por sua integração com tecnologias de armazenamento em nuvem, como o Google Drive. Nesta etapa, iremos criar uma conta de e-mails no Google para nós. Se você já possuir uma, pode pular esta etapa.

Para criar uma conta, clique neste link: https://support.google.com/mail/answer/56256?hl=pt-BR e siga os passos até o final.

Acessando o Gerenciador de Emails

Sigas os passos a seguir:

1 - Abra o seu nagegador e digite o endereço www.gmail.com.

2 - Você deve visualizar uma tela com algumas contas e com o botão "Usar outra conta". Se a sua conta não tiver listada, clique neste botão:

3 - Informe o seu email criado e clique em "Próxima" para informar a senha.

Obs 1. Você pode informar apenas a primeira parte do seu email. Exemplo: thiagorinu para thiagorinu@gmail.com.

Obs 2. Caso você não possua uma conta, clique em Criar conta.

 

As Caixas de Mensagens

Os gerenciadores de email possuem várias caixas que podem variar de um gerenciador para outro. No gmail, as principais caixas são:

1. Caixa de Entrada: todos os emails recebidos vão para esta caixa;

2. enviados: todos os emails que você enviar, ficam nesta caixa;

3. adiados: emails cujo recebimento na caixa de entrada podem ser adiados para uma data específica;

4. rascunhos: emails que você escreveu e ainda não enviou

5. SPAM: emails indesejados de ofertas ou que podem oferecer algum risco ao seu computador são colocados automaticamente nesta caixa.

Obs. Alguns emails importantes podem vir parar na caixa de SPAM automaticamente por engano. Não deixe de verificar essa caixa com frequência! 

Tente identificar estas caixas no seu email.

Escrevendo um Email

Como você já aprendeu, o email é uma versão virtual dos correios comuns. Portanto, sua principal função é a de escrever, enviar e receber mensagens. Clique no botão "Escrever" para escrever-mos um email de exemplo. Verifique a tela de escrita abaixo:

Na sua tela de mensagem, preencha os campos abaixo com os dados que seguem:

  • Campo de destinatário "Para": thiago.nunes@iff.edu.br
  • No campo "Assunto" digite: Atividade sobre Gerenciador de Emails
  • Na caixa da mensagem, escreva o texto abaixo:

Olá, Professor,

Envio este email como resultado da atividade proposta no tópico "Ferramentas na Internet: Gerenciador de Emails". Seguem dois arquivos de teste como anexos desta mensagem.

Atenciosamente,
<seu nome e sobrenome>

Adicionando Anexos

Anexos são arquivos que você pode enviar junto com sua mensagem de texto. Imagine que você queira enviar um relatório para o seu chefe ou uma série de fotos para um amigo. Neste caso, você deve anexar o relatório ou as fotos ao email que você vai enviar. Utilize o botão de anexos para navegar e escolher os arquivos de anexo.

Dê um clique no botão de anexo e selecione dois arquivos quaisquer do seu computador para enviar neste email.

Enviando Cópias

Imagine que você queira enviar uma cópia do seu email para outra pessoa além do destinatário. Por exemplo, você está tendo uma discussão importante a respeito de um assunto de trabalho com um colega por email e deseja que o seu patrão receba cópias das mensagens trocadas. Neste caso, você deve usar a função "Cc" na janela da mensagem, que significa "Com cópia", e adicionar o email do seu chefe na caixa que aparecer. Veja abaixo como fazer:

No email que você está preparando, adicione o email thiago.nunes@iff.edu.br na caixa "Cc".

Para adicionar vários destinatários, basta separá-los com ",".

Cópias Ocultas

Agora imagine que você deseja copiar alguém para receber mensagens porém você não quer que o destinatário saiba que outra pessoa está recebendo cópias deste email. Para estes casos, você pode usar o recurso de cópias ocultas, "Cco". Assim, os destinatários da mensagem não saberão que há outras pessoas sendo copiadas.

No seu email, adicione ouma cópia oculta para o email thiagorin@hotmail.com.

Estamos bem próximo do final deste tópico, clique no botão "Enviar" para disparar a sua mensagem e verifique a sua caixa de emails "enviados". Após isso, siga para a próxima seção para adicionar uma assinatura automática.

Assinatura automática

Ao escrever um email, é uma boa prática assiná-lo, assim como fazemos em cartas comuns. Normalmente, adicionamos ao final um

Atenciosamente,
Thiago

Ou em casos mais formalmente:

Atenciosamente,
Prof. Thiago Nunes

O gerenciador de emails nos permite adicionar uma assinatura padrão para todas as nossas mensagens. Para isso, clique em "configurações" na área superior à direita da sua tela.

Na tela que aparecer, você deve rolar até visualizar a opção de "Assinatura". Veja a tela abaixo:

Agora, basta marcar a opção que possui o seu email como destinatário, desmarcando "Sem assinatura", e escrever na caixa de texto a sua despedida padrão para todos os seus emails ;-). Ao final, basta clicar em "Salvar alterações".

Neste ponto você já pode partir para os exercícios de fixação! ;-)

Precisa de um Reforço?

Veja a video aula sobre o gerenciador de emails: