Estrutura Condicional Simples
Introdução
Até este tópico, aprendemos como escrever programas sequenciais, ou seja, programas cujas instruções são executadas uma após a outra até atingir o final. Neste tópico aprenderemos na prática como usar instruções que causam desvios condicionais no nosso programa, o que faz com que certas instruções sejam executadas apenas se uma condição for verdadeira. Veja o problema abaixo:
Problema
Você precisa fazer um programa que leia três valores de temperatura obtidos do sensor de uma caldeira. O programa deve calcular a média das 3 temperaturas e, ao final, escrever esse valor. Se a temperatura estiver acima de 200º C, o programa deve informar a seguinte mensagem na tela: "Temperatura média em nível crítico, informar ao responsáve!l".
Repare que, no problema acima, a instrução que mostra a mensagem de alerta sobre a temperatura ter atingido um nível crítico apenas deve aparecer se a média exceder 200 ºC. Caso contrário, essa mensagem não deverá ser mostrada. Veja abaixo como resolver essa situação!
Resolução
Seguindo o nosso passo-a-passo para resolução, vamos escrever a descrição narrativa, identificando a entrada, o processamento e a saída do programa. Após isso, desenharemos o fluxograma e escreveremos o algoritmo.
Descrição Narrativa
1. Entrada
Como o problema exige que o usuário informe três temperaturas, essas são as informações de entrada.
Resposta: três temperaturas identificadas por t1, t2 e t3.
2. Processamento
O processamento é praticamente o mesmo do tópico anterior.
Resposta: o processamento consiste em aplicar a fórmula da média às temperaturas t1, t2 e t3.
3. Saída
A saída consiste em informar o valor da média calculado. Além disso, caso o valor da média esteja acima de 200ºC, uma mensagem de alerta deve ser mostrada na tela.
Resposta:
1º saída: o valor da média;
2º saída: a mensagem "Temperatura média em estado crítico, informar ao responsáve!l" se a média estiver acima de 200ºC.
Fluxograma
Agora, vamos desenvolver ao fluxograma. Ele nos ajuda a organizar a ordem das instruções do nosso programa. Para desenvolvê-lo, vamos utilizar as caixas de entrada, processamento e saída do fluxograma. Além delas, utilizaremos um novo símbolo para desenharmos a Decisão de mostrar a mensagem de alerta na condição "média acima de 200ºC". Veja a legenda abaixo:
Solução para o problema da média das temperaturas com desvio.
No fluxograma acima, fazemos a entrada de dados das temperaturas t1, t2 e t3 após o início e calculamos a média. O valor é atribuído à variável tmedia. Após isso, podemos verificar se o valor obtido da média é superior à 200. Se isso for verdade (seta com "V" em cima), a execução do programa é desviada para mostrar a mensagem de alerta na tela. Após isso, o programa atinge o elemento "Fim".
Linguagem Algoritmica
Tendo a descrição narrativa e o fluxograma, já temos tudo o que precisamos para desenvolver nosso algoritmo e executá-lo no Visual G.
Siga os passos abaixo:
1 - Abra o Visual G;
2 - Declare as variáveis na seção Var. As variáveis são todas obtidas a partir do fluxograma;
var
t1, t2, t3, tmedia: real
3 - Faça a entrada de dados com as funções escreval() e leia();
inicio
escreval("Digite a 1º temperatura: ")
leia(t1)
escreval("Digite a 2º temperatura: ")
leia(t2)
escreval("Digite a 3º temperatura: ")
leia(t3)
4 - Em seguida faça o cálculo da média, como definido na caixa de processamento do fluxograma:
tmedia <- (t1, t2, t3)/3
5 - Neste ponto, vamos fazer a estrutura de decisão (losango no fluxograma) utilizando o comando se (condição) então ... fimse.
se(tmedia > 200) entao
escreval("Temperatura média em estado crítico, informar ao responsável!")
fimse
Quando o computador encontra um bloco de desvio se (tmedia > 200) entao ... fimse, ele avaliará a condição entre parênteses. Se a condição for verdadeira, ou seja, se o valor em tmedia for maior que 200, todos os comandos que estiverem entre o se entao e o fimse serão executados. Se a condição for avaliada em Falso (tmedia não for maior que 200) o computador irá executar os comandos que estiverem após o comando fimse, ignorando os comandos dentro do bloco se-entao.
6 - Teste o seu programa digitando os valores 300, 150 e 200 para t1, t2 e t3. Repare que, como a média é superior à 200, a mensagem de alerta é mostrada na tela.
7 - Teste o programa novamente com os valores 100, 50 e 150 para t1, t2 e t3. Repare que, com a média não é superior à 200, a mensagem de alerta não é apresentada.