Ferramentas na Internet: Navegando na Web

A Internet e a World Wide Web

A Internet é uma rede mundial de computadores que permite usuários ao redor do mundo trocarem informações e serviços. Para que a Internet funcione, são necessários um conjunto de dispositivos de interconexão de rede, como modens, cabos par trançado, coaxial ou fibra optica, roteadores e um conjunto de protocolos de comunicação. Os protocolos são como maestros que regem a ordem com a qual as informações são transmitidas nessa rede. Desse modo, os protocolos definem regras para transmissão de pacotes de dados na rede global.

 

A World Wide Web (WWW) é um sistema de troca de documentos em formato de som, vídeo e hipertexto. Podemos entender um hipertexto como um conjunto de páginas de texto que possuem links de navegação umas para as outras. Por exemplo, podemos colocar um link para a página que descreve a World Wide Web no site da Wikipédia bem aqui. Ao clicar no link, você irá navegar para a página que descreve a WWW na Wikipédia. Com isso, temos o texto dessa página interconectado a outros textos da Wikipédia, formando assim um Hipertexto. Desse modo, chamamos de sítio ou site o local no qual os documentos estão localizados na Web, como a Wikipédia ou este site. O principal protocolo que rege as transmissões de hipertextos na Internet é o Protocolo de Transferência de Hipertexto, HTTP (HyperText Transfer Protocol). A figura abaixo mostra um comparativo entre a estrutura de um texto sequencial normal, como a de um livro por exemplo, e um hipertexto.

Fonte: https://sites.google.com/site/hipertextoufrn/

Resumidamente, enquanto a Internet é uma infraestrutura de rede que permite conexões de dispositivos a nível mundial, a WWW é um sistema de software que utiliza essa infraestrutura para a troca de documentos de audio, vídeo e hipertextos.

Sites

 A palavra site refere-se a um local virtual na grande rede mundial de computadores. Os sites são locais que armazenam páginas Web (hipertextos) e conteúdos multimídia, como vídeos, fotos e músicas. Você pode entender um site como uma espécie de biblioteca virtual que além de livros, armazenam também outros tipos de conteúdo, como filmes por exemplo.

A Internet é constituída de uma infinidade de sites distintos, onde, cada site possui um endereço exclusivo para podermos acessá-lo. Você já deve ter ouvido falar no famoso site Facebook, ou no Google. Seus endereços são respectivamente www.facebook.com e www.google.com. Podemos acessar qualquer site da Internet utilizando um aplicativo especial chamado Navegador.

Resultado de imagem para websites

O Navegador

Navegadores, também chamados Web Browsers, permitem o acesso e a navegação sobre os conteúdos disponibilizados nos sites da Web, sendo o WorldWideWeb o primeiro deles, criado por Tim Berners-Lee  em 1990. O navegador nos permite visualizar e navegar sobre conteúdos hipermídia, ou seja, informações en formato de texto, audio e video interconectadas por hiperlinks.

Alguns navegadores já vem instalados por padrão no seu computador, como o Microsoft Edge no Windows e o Mozilla Firefox no Linux. Porém, você pode instalar outro de sua preferência. Neste curso, como estaremos constantemente utilizando ferramentas da Google, vamos utilizar um navegador chamado Google Chrome para facilitar nossa vida. Veja abaixo os ícones dos navegadores mais famosos, incluindo o Google Chrome.

Resultado de imagem para web browsers

Caso o Google Chrome já esteja instalado na sua máquina, você pode pular a seção de instalação e ir para a próxima abaixo.

Verificando a Conexão com a Internet

Antes de praticarmos um pouco, certifique-se de que o seu computador está conectado a internet. Você pode verificar no canto inferior direito da sua tela. Caso você esteja utilizando uma conexão cabeada, ao passar o mouse sobre o ícone da conexão, deve aparecer uma mensagem indicando uma conexão estabelecida.

Caso a conexão seja sem fio, você deve ver a imagem abaixo:

Primeiro, vamos iniciar o nosso navegador Google Chrome. Caso ele não esteja instalado, veja como fazer na próxima seção.

Instalando o Google Chrome

Caso o Google Chrome não esteja instalado na sua máquina, siga os passos descritos.

1 - Acesse o site https://www.google.pt/intl/pt-BR/chrome/ e clique em "Fazer o download do Google Chrome"

2 - Aceite os termos de instalação

 

3 - abra a pasta Downloads e dê dois cliques para iniciar o instalador

Acessando Sites

Nesta etapa aprenderemos na prática como navegar pela Web e resolver uma tarefa prática.

Problema Prático

Imagine que você precisa comprar um novo Notebook, porém, você gostaria de pesquisar algumas opções na Internet e comparar preços. Conversando com alguns colegas, você descobriu que um notebook com processador I3 e 8GB de memória atenderia bem as suas necessidades.

1. Encontre o Chrome no seu computador e mãos a obra;

A barra de endereços é um componente presente em todos os navegadores. Ela nos permite digitar o endereço de um site que será transferido de um servidor na Web até o navegador do nosso computador. Por padrão, o Chrome já fornece uma caixa de busca por palavras-chave, entretanto, vamos digitar o endereço do site Google para fazermos a nossa pesquisa.

2. Na barra de endereços, digite o endereço www.google.com.br e pressione ENTER. Veja a imagem abaixo.

2. Agora, vamos buscar na Web algumas opções de notebooks com 8GB e processador I3. Digite os termos da busca e pressione ENTER. Observe os resultados.

Quando pressionamos ENTER, nosso PC envia a nossa busca para o servidor da Google, que, por sua vez, retorna uma lista de sites que possuem as palavras que digitamos para o nosso navegador.

3. Como estamos interessados em ofertas, vamos acessar a guia "Shopping" do Google.

4. Selecione alguma oferta e dê um único clique. Após isso, clique no botão Acessar o Site:

Ao clicar no botão acessar o site, estamos navegando para um outro local na Web. Por exemplo, no caso acima, o site da shoptime foi transferido para o nosso PC. Veja abaixo o endereço do shoptime na barra de endereços do navegador.

 

A Arquitetura Cliente-Servidor

Vamos entender o que ocorre de fato quando acessamos um site por meio de seu endereço. Todo site é hospedado em um computador chamado servidor. O servidor é um computador mais potente, conectado a Internet, que deve funcionar o tempo todo e manter o site no ar para que outros computadores possam acessá-lo. Os computadores que acessam o site, ou seja, os nossos, são chamados de clientes. Veja o esquema de uma arquitetura cliente-servidor.

Resultado de imagem para arquitetura cliente servidor

Quando digitamos o endereço de um site no nosso navegador, como fizemos com o www.google.com, estamos na verdade enviando um pedido ao servidor da Google. O servidor, então, recebe o pedido através da Internet e nos envia a página como resposta. Chegando ao osso computador, o navegador apresenta a página para nós.

Resultado de imagem para arquitetura cliente servidor

Exemplo: Transferindo o site Acadêmico

para obtermos o site IFF Acadêmico, basta abrir o navegador, digitar o seu endereço na barra de endereços e aguardar até que o site seja transferido do servidor até o nosso computador. Faça os seguintes passos.

1 -  Acesse o menu iniciar do seu comptuador e busque pelo navegador Google Chrome

2- Na barra de endereços, digite o endereço do site Acadêmico do IFF e aperte a tecla Enter:

www.academico.iff.edu.br

Ao clicar na tecla Enter, você estará enviando uma requisição através da Web pela página inicial do site acadêmico do IFF, como mostra a figura abaixo:

        2.1 - Seu computador enviar uma solicitação para o servidor pedindo a página do site www.academico.iff.edu.br

        2.2 - O servidor responde a requisição com a página desejada:

        2.3 - A página transferida aparece no seu navegador:

3 - Para acessar a sua área, clique no Hiperlink Aluno. Ao fazer isso, uma nova requisição será enviada para o servidor e uma nova página será transferida para o seu computador.

Repare na URL na barra de endereços:

https://academico.iff.edu.br/qacademico/index.asp?t=1001

Essa URL contém várias partes, vamos entender melhor cada parte dela:

Endereços na Web e URLs

Uma URL (Localização Unificada de Recursos) define a localização de recursos em servidores na Internet. Um recurso pode ser uma página na Web ou arquivos de imagens, audio e vídeo. Por exemplo, a URL "www.google.com.br" indica o endereço do servidor que armazena o site da Google. Esse endereço é dividido em várias partes pelo ponto ".". No endereço, o "www" indica um endereço de Internet; "google" indica o nome do site; "com" indica que é um site comercial e o "br" indica que é um site no Brasi ou na sua versão brasileiral. Segue abaixo uma lista de acrônimos utilizados na Web:

.com - site comercial;
.gov - site governamental;
.mil - site militar;
.edu - site educacional.


Como identificadores para a última parte podemos encontrar, por exemplo:

.pt - Portugal;
.jp - Japão;
.fr - França.


Veja outros exemplos de URLs:

- www.google.com.br
-  www.campos.rj.gov.br
- www.iff.edu.br

Instalando Extensões

Podemos instalar diversos na aplicativos no nosso Navegador para nos auxiliar em tarefas ou melhorar a nossa experiência de navegação na Web. Como exemplos, temos o Adblock plus para bloquear propagandas em sites, o Sctrict Workflow para nos ajudar a gerenciar melhor o tempo de trabalho e das distrações.

1 - Para pesquisar e instalar extensões no Google Chrome, acesse a loja de extensões do Google Chrome aqui: https://chrome.google.com/webstore/category/extensions

2 - Cada aplicativo de extensão instalado no Chrome pode ser encontrado após a barra de endereços:

3 - Para gerenciar extensões instaladas, acesse o Menu, a opção Mais Ferramentas e Extensões

Dominando as Teclas de Atalho

Algumas teclas de atalho podem ser usadas para acessar funções mais comuns dos navegadores:

Teclas de Atalho do Chrome (a maioria também serve para outros navegadores)
Ctrl + T Abre uma nova Aba
Ctrl + N Abre uma nova Janela
Ctrl + Shift + N Abre uma janela Anônima (dados de navegação não são salvos)
Ctrl + L Coloca o cursor na barra de endereços
Ctrl + F Abre uma busca dentro da página atual
Ctrl + P Imprimir uma página Web
Ctrl + Shift + B  Exibir barra de favoritos
Ctrl + J Exibir página de Downloads.

Aprofundando: Anatomia de Páginas Web

Conteúdos na Web são publicados como páginas Web descritas em uma linguagem especial chamada HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Por exemplo, veja um exemplo de uma página Web escrita em HTML abaixo:

Na figura acima temos do lado esquerdo o código HTML e do lado direito a página Web formatada de acordo com as marcações. Clique aqui para ver este exemplo de HTML.

Desse modo, uma página HTML é composta de texto, hiperlinks, imagens, audio e vídeo. A publicação de um conteúdo tão diversificado como este é um dos grandes avanços e o principal motivo pela rápida popularização da Web e da Internet.