Interfaces de Dispositvos

Introdução

Os computadores possuem diversas portas, ou seja, interfaces de conexão com outros dispositivos, como teclado, mouse, rede e monitor. Neste tópico, vamos aprender quais são essas interfaces e quais dispositivos elas conectam. Veja abaixo a parte traseira de um gabinete com suas principais portas.

 

Portas USB

Essa porta é utilizada para transmissão serial de dados, ou seja, um bit por vez. Atualmente é a interface mais usada para conexão de periféricos, como pendrives, teclados, mouses e HDs externos. Sua versão mais atual e mais veloz é a USB 3.2, desde 2017.

 

Veja a impressionante lista de dispositivos que podem ser conectados com o padrão USB

 

Portas PS/2

Essas portas são mais antigas do que as USBs e foram projetadas especificamente para conexão de teclados e mouses.

A porta de cor roxa é destinada ao teclado e a de cor verde para mouse.

Porta Serial RS232

Essa porta utiliza transmissão serial de bits. Ela está entre as mais antigas e pode ser considerada a mãe da porta PS/2 e avó da porta USB. Todavia, as portas RS232 ainda podem encontradas em conexões de rede, caixa registradora, scanners e algumas impressoras.

 

Veja abaixo alguns dispositivos que podem ser encontrados utilizando a porta RS232.

Fonte: https://pt.made-in-china.com/

Além desses, também podemos encontrar mouses e teclados antigos sendo conectados nesta porta!

 

Portas VGA

Essas portas estão entre as mais antigas já inventadas. Inicialmente, elas conectavam computadores aos monitores com a finalidade de transmitir sinais de vídeo, porém, atualmente, TVs digitais e projetores também possuem essa porta de conexão.

Fonte: Wikipedia

Uma limitação desta porta é a sua resolução máxima, de apenas 640 x 480 pixels com no máximo 256 cores. Esse padrão é considerado inadequado para conteúdos em Alta Definição (HD). Por esse motivo, a porta HDMI é mais apropriada para conexão de vídeo e vem substituindo as VGAs.

Portas HDMI (High Definition Multimedia Interface)

Essas portas têm substituído as portas VGA, elas suportam uma resolução superior e transmitem, não somente conteúdo de vídeo, mas também conteúdo de audio no mesmo cabo! Portas HDMI são adequadas para transmissões de conteúdos em alta definição, como os padrões de 1080 ṕixes e 4K.

Veja a imagem de um cabo HDMI abaixo:

Porta RJ45

A interface RJ45 é a porta utilizada para conexão de rede com cabos de par-trançado. A partir dela conectamos o nosso PC ou Notebook à rede local ou a Internet.

Essa porta é uma evolução do padrão RJ11 para conexões telefônicas e suportam transmissões de até 10 Gigabits de informação a cada segundo! Veja abaixo um exemplo de cabo de par-trançado com conector RJ45.