Cabeamento Estruturado - Sala de Equipamentos

Objetivo: conhecer o subsistema sala de equipamentos

Tempo de leitura: 5 min

Tempo de exercícios: 5 min

A sala de equipamentos é o coração do cabeamento estruturado. Nela são armazenados equipamentos como a PABX, modens, switches centrais, roteadores, controladoras, nobreaks e os servidores. A sala de equipamentos é responsável por receber a conexão da operadora de Internet e distribuir para toda a instalação.

Figura 1. Corte vertical de um cabeamento. Fonte: https://bit.ly/3eszspa

 

Assim como as salas de telecomunicações, a sala de equipamentos deve ter a temperatura e umidade bem controladas, devendo obedecer aos seguintes requisitos:

  • Evitar espaços limitados que não possibilitem a expansão da rede;

  • Nobreaks acima de 80 kva de potência devem ficar em uma sala separada;

  • O piso antiestático e de fácil limpeza;

  • Controle de acesso à sala e aos armários;

  • Os cabos de manobra ou patch cords devem possuir uma folga de 3 metros para cabos de par trançado e de 7 metros para cabos de fibra óptica.

  • Temperatura de 18 ºC;

  • Umidade entre 30% e 55%;

  • Alimentação independente para evitar a parada dos equipamentos.

 

É importante que a sala de equipamentos não possua um espaço restrito, pois além de abrigar os equipamentos ela também deve fornecer espaço suficiente para a equipe de TI. Portanto, qual seria o tamanho ideal para uma sala? Você pode fazer a conta da seguinte forma. Para cada 1000 m2 de área útil servida, a sala de equipamentos deve possuir 7  m2. Por exemplo, para um prédio de 3000 m2 a sala de equipamentos deve possuir  21  m2. Vale lembrar que a área útil de um prédio ou campus pode ser calculada como 80% da área total.

Uma outra maneira de dimensionar a sala de equipamentos é fazendo a contagem da quantidade de áreas de trabalho que ela irá servir. Veja a tabela abaixo:

 

Número de Áreas de Trabalho

Área da Sala de Equipamentos (m2)

Até 100

14

101 a 400

37

401 a 800

74

801 a 1200

110


Questões