Voltar Lista de Tópicos

Editar | Versões | Fórum de Discussão

Prazos para Envio


Etapa 1 - Linguagem C

Entendendo o Código C

O programa C adicionado automaticamente imprime a mensagem “Hello World” na tela. Vamos analisar e entender cada parte desse programa.

#include <stdio.h>
 
int main(void) {
 printf("Hello World!\n");
 return 0;
}

Veja abaixo cada uma das linhas e sua explicação.

: nome do arquivo que contém o código em C dentro do projeto “ola_mundo”

: este comando vai aparecer em todos os programas. A diretiva #include adiciona ao nosso programa algumas funções para entrada e saída de informação, como a função printf() que imprime a mensagem “Hello World” na tela do console. Essas funções estão armazenadas no arquivo stdio.h. Você pode entender o #include como um comando que disponibiliza outros comandos de uso comum aos programas que iremos codificar. O arquivo stdio.h, incluído pela diretiva #include, é chamado de biblioteca de funções.

Não se preocupe neste momento em entender todos os detalhes das bibliotecas, iremos revelando os segredos ao longo da viagem!

 

: assim como a #include <stdio.h>, este comando também é comum a todos os programas. Ele informa ao computador que este ponto é o início das instruções do programa. 

Ao encontrar esse comando, o computador sabe que, a partir deste ponto, todas as instruções do nosso programa deverão ser executadas fielmente do início até o final. int main(void) { indica o início da função principal do nosso programa.

: ao executar esta instrução, o computador envia uma mensagem de texto para ser impressa na tela (do inglês print). No nosso caso, a nossa tela é a tela do Console ou do prompt de comandos. Por isso, a mensagem “Hello World” aparece lá!

 

 

A função printf() pertence a biblioteca stdio.h e é chamada função de saída padrão, pois, envia o texto entre parêntesis para ser mostrado na tela, que é o principal dispositivo de saída do computador

 

Caso você não lembre os dispositivos de entrada e saída, dê uma olhada aqui e depois retorne.

: este comando indica o término do programa sem problemas. Qualquer valor diferente de zero neste comando indica que o programa teve problemas na sua execução.

 

: este comando indica o final da função principal int main(void) {, ou seja, o final do programa. 

Para Guardar!

Ao encontrar o “}”, o computador entende que é para finalizar o programa porque não há mais instruções a serem executadas.  Portanto, todas as instruções estão localizadas entre int main(void){ … } 

 

Neste ponto, você já conhece a estrutura geral, comum a todos os programas em C. Veja abaixo um resumo.

 

Para Exercitar

Como exercício, modifique o texto da função printf() para imprimir a mensagem “Meu primeiro programa em C!”, se você tiver um computador execute e observe a mensagem no console. Escreva abaixo a função printf alterada.

 

Empacotando

Neste tópico, aprendemos os seguintes conceitos:

  1. Algoritmo:  Sequência de instruções em linguagem humana. Algoritmos são projetos de programas que dão suporte a construção dos mesmos em linguagem de programação.

  2. Programa de Computador: sequência de instruções executadas pelo computador para realizar alguma tarefa;

  3. Linguagem de Programação: linguagem especial compreendida pelos computadores para escrevermos programas, com C, C++ e Java;

  4. Compilador: programa especial que converte o código escrito em uma linguagem de programação, como a C, em código binário executável para o computador;

  5. Como criar e executar programas na plataforma Repl.it;

  6. Console de Execução: interface em modo texto por onde interagimos com os programas por meio do teclado. Equivale ao Prompt de Comandos do Windows ou ao Terminal do Linux;

  7. Estrutura Geral de um programa em C: biblioteca stdio.h e a função principal int main() (mais detalhes nas próximas etapas). Veja abaixo

 

  1. printf(“Mensagem a ser impressa\n”): função de saída de informação que mostra (imprime) uma mensagem na tela especificada entre parênteses e entre aspas.


Questões

Questão 1
Questão 2
Questão 3

Comentários...

Edvan Anderson Silva aristeu em 19 de Fevereiro de 2024 às 15:12

Muito bom conteúdo